Estat Stica Aplicada 2015 Adm E Cont

63720 palavras 255 páginas
Primeiro Capítulo
Visão Conceitual Básica
Conceitos Básicos e o Método Estatístico

1.1. Introdução
Por causa da enxurrada de dados coletados, referentes a todas as particularidades de negócios, o uso de técnicas estatísticas tornou-se uma ferramenta indispensável, hoje em dia, para o gerente bem-sucedido. E com o computador pessoal na mesa de cada gerente, você pode usar planilhas para analisar os dados, tornando muito fácil o desenvolvimento de suas análises sem os complicados cálculos matemáticos.
Os gerentes estão usando, cada vez mais, a estatística para melhorar os seus negócios. A Nike, Adidas, Sadia, Perdigão, Petrobrás e Usiminas, entre muitas outras, estão desenvolvendo novos produtos para atender a uma demanda insaciável de um consumidor cada vez mais exigente.
Em um mercado extremamente competitivo, as informações ajudam a determinar iniciativas para novos produtos. Imagine que você estivesse trabalhando em uma dessas empresas, qual será o papel da estatística no âmbito de sua responsabilidade comercial?
- Como Gerente Corporativo, você precisa analisar a carteira de produtos e serviços. Examinar tendências e prever o comportamento futuro de mercado. Você usará a estatística para avaliar desempenhos atuais, antecipar ciclos de vida de produtos e planejar iniciativas futuras.
- Como Gerente de Produtos para uma linha específica, por exemplo, tênis feminino de corrida, você precisa estimar a atividade futura do produto com base em vendas atuais, identificar a sensibilidade do produto para novos produtos e desenvolver novos produtos com base em informações de consumidores.
- Como Gerente de Relações com o consumidor, você precisa avaliar a satisfação dos consumidores e informar o desempenho de produtos à gerência de produtos. Você usaria estatística para identificar problemas de aceitação de produtos e determinar níveis de satisfação ou insatisfação dos consumidores.
- Como Gerente Analista Financeiro, você precisa avaliar o desempenho financeiro dos

Relacionados