Estatística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÕES E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL I

Introdução

Este trabalho tem por objetivo explicitar sobre a importância do ensino de estatística, partindo das séries iniciais, baseando-se em artigos e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Objetiva também, apontar caminhos aos educadores para que possam despertar a atenção das crianças nesta fase de aprendizagem, esugere inclusive atividades interessantes e de fácil compreensão.

Conclusão

Com a realização deste trabalho foi possível compreender o quanto é proveitoso os educadores atribuírem significado às ações educativas, como o esquema estatístico pode contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, e levá-las a relacionar os temas aos acontecimentos cotidianos e identificar osresultados desses acontecimentos. Constatar ainda, que por essa importância ser reconhecida é que a estatística passou a fazer parte das metas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Síntese do surgimento do termo Estatística

De acordo com a pesquisa realizada, o termo Estatística surge da expressão em Latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos de Estado, de onde surgiu o palavra emlíngua italiana statista, que significa homem de estado, ou político, e a palavra alemã statistik, designando a análise de dados sobre o Estado.
A estatística conhecida hoje se iniciou com a aritmética política no séc. XVII, quando já existia desde o séc. XVI, a teoria da probabilidade de Cardano, o registro da junção das duas áreas aconteceu com De Moivre no séc. XVIII. A partir do séc. XVIIos matemáticos perceberam que muitos conceitos da probabilidade não poderiam ser separados da estatística, relação que se torna indissociável, contribuindo para o desenvolvimento de estudos, como veremos.

Relevância do ensino de estatística nas séries iniciais

Com base nos vários artigos e PCN consultados sobre o tema “estatística”, compreende-se que o objetivo de sua aplicação no ensinofundamental é o tratamento das noções básicas de probabilidades, de forma a possibilitar que o aluno utilize raciocínio não determinista e desenvolva habilidades para o levantamento de dados utilizando os métodos estatísticos. Tamanha é a importância deste tema que sua presença se tornou necessária atualmente nos currículos tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio, isso se deve ao fato depossuir grande potencial de utilização em situações importantes para o exercício da cidadania. Também importa que o aluno desenvolva o raciocínio combinatório e perceba o quanto estes conteúdos estão presentes em aplicações e abordagens nas diversas áreas divulgadas.
LOPES em seu artigo publicado na internet ressalta que o ensino de estatística e probabilidade torna-se indispensável não apenasnos dias de hoje, mas também, em tempos futuros, pois ao ensino de matemática, cabe o compromisso de ensinar o domínio dos números, bem como, a organização de dados e leitura de gráficos. Se a estatística for incluída como um tópico a mais a ser estudado, considerando apenas os cálculos e fórmulas, em fim sua parte descritiva, não desenvolverá nos alunos o verdadeiro pensamento estatístico eprobabilístico que envolve desde a organização dos dados coletados e resolução de problemas propostos, até a análise de resultados obtidos. De acordo com WALLMAN apud CARZOLA, “alfabetização estatística é a habilidade para entender e avaliar criticamente resultados que permeia nossas vidas, conjugada com a habilidade de apreciar contribuições que o pensamento estatístico pode fazer nas decisões públicae privada, profissional e pessoal”.
Destaca-se desta forma a importância das escolas desenvolverem práticas pedagógicas onde possam ser estabelecidas situações em que os alunos desenvolvam atividades, partindo da observação por meio da experimentação concreta. Pois, a estatística só completará a aprendizagem dos estudantes se for significativa, se considerar situações familiares a eles, para...
tracking img