Estatística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A Estatística
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, análise e interpretação de dados e a sua respectiva utilização na tomada de decisões. A Estatística Descritiva (ou dedutiva) se encarrega da coleta, organização e descrição dos dados, enquanto que a Estatística Inferencial (ou indutiva) se encarrega da análise e interpretação dosdados. O método estatístico se dá em diferentes fases: coleta dos dados, crítica dos dados, apuração dos dados, exposição dos dados e análise dos dados. Coleta dos dados: A coleta dos dados deve ocorrer após um planejamento criterioso e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno que se quer estudar. Crítica dos dados: Durante a coleta dos dados, diversos tipos de erros ou falhaspodem ocorrer. Essas falhas podem surgir tanto por parte do informante (por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas), ou ainda, por possíveis falhas internas, como erros de digitação ou arredondamento, por exemplo. A crítica dos dados é de grande importância no processo, pois possíveis erros nos dados podem influir grosseiramente nos resultados, adulterando toda apesquisa. Apuração dos dados: É a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação. Pode ser manual ou eletrônica. Exposição ou apresentação dos dados: Para que se possa estudar adequadamente um conjunto de dados é comum resumir e simplificar estes dados, a fim de apresentá-los de forma mais adequada (tabelas, gráficos, medidas típicas, etc.), tornando mais fácilo entendimento, a análise e a interpretação do objeto de estudo. Análise dos resultados: A análise dos resultados pode se dar a partir da Estatística Descritiva, que tem objeto descrever e analisar determinada população, sem pretender tirar conclusões de caráter mais genérico. Entretanto, o objetivo último da Estatística é tirar conclusões sobre o todo (População) a partir de informaçõesfornecidas por uma parte representativa do todo (Amostra), objeto da Estatística Inferencial.

1

2. Conceitos Fundamentais
2.1. Variável: é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Exemplos: - Para o fenômeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis expressos por números naturais: 0, 1, 2, 3, 4, ..., n; - Para o fenômeno “estatura” há um número infinito de valores numéricosdentro de um determinado intervalo; - Para o fenômeno “Sexo” são apenas dois os resultados possíveis: masculino ou feminino. Obs: Quando uma variável admite apenas dois resultados possíveis, diz-se que ela é dicotômica. Uma variável pode ser de dois tipos: a) Qualitativa: é toda variável expressa por atributos. Exemplos: Sexo (masculino ou feminino), profissão (professor, engenheiro, etc.), corda pele (branca, parda, etc.). b) Quantitativa: é toda variável expressa por números. Exemplos: Idade, número de filhos, salário, etc. Uma variável quantitativa pode ser ainda de dois tipos: contínua e discreta. Variável contínua: é toda variável quantitativa que pode assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites. Diz-se ainda que é “tudo aquilo que pode ser medido”. Variável discreta: étoda variável quantitativa que só pode assumir valores pertencentes a um conjunto enumerável, ou seja, que só assume valores inteiros. Diz-se ainda que é “tudo aquilo que pode ser contado”. Exemplos: Número de alunos em uma escola: variável discreta; Salário de professores da rede pública de ensino: variável contínua; Notas na 1ª avaliação de Literatura: variável contínua; Número de professorescom pós-graduação: variável discreta. 2.2. População: é o conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum. 2.3. Amostra: é um subconjunto finito da população. 2.4. Amostragem: técnica utilizada para recolher amostras.

2

Exercícios Propostos
2.1. Classifique as variáveis em qualitativas ou quantitativas: a) Cor dos olhos. b) Face de cima de um dado após um lançamento....
tracking img