Estatística descritiva

Páginas: 10 (2484 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
1. Introdução

A estatística é utilizada em praticamente todos os sectores do conhecimento humano, tanto por parte de governos, como pela iniciativa privada, devido à sua importância na solução de cálculos complexos e análises económicas e sociais de municípios, Estados, União e empresas de uma maneira geral (Bazoni & Sakate).
De modo geral, a evolução das ciências e também das tecnologiascontribui de forma generalizada para toda a sociedade na utilização de algumas técnicas estatísticas. Dentre elas destacamos as grandes quantidades de informações, de meios de comunicação, desenvolvimentos de pesquisa, um aprimoramento na forma de gerenciar e adquirir outras formas de trabalho. Nesse contexto, a estatística, como a sua possibilidade de buscas, de representações e síntese de dados,desponta nos meios de comunicações e informações ampliando a forma de acompanhar um dado acontecimento, verificar, sintetizar, resolver problemas e tomar novas decisões geralmente importantes (Bazoni & Sakate).
Dentre as diversas formas existentes de definições de estatística, prefere-se defini-la de uma forma reduzida, ou seja, como um ramo da matemática que se ocupa com os métodos de colecta,processamento, apreciação, análise e interpretação dos dados para tomadas de decisões geralmente importantes. Por outro lado, de uma forma bem simplificada podemos afirmar que a estatística é uma ciência que transforma os dados em informações (Bazoni & Sakate).
A estatística contribui na formação de profissionais, como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de métodos científicos; poroutro lado, a estatística não pode provar nada e sim propiciar o cálculo da probabilidade da ocorrência de um evento dentro de uma determinada margem de acerto ou ainda a hipótese relativa de se estar certo ou errado (Bazoni & Sakate).
Alguns povos da Antiguidade registavam dados como números de habitantes, de nascimentos e de óbitos, e faziam estimativas das riquezas sobre as quais se cobravam osimpostos. Confúcio relatou levantamentos feitos na China há mais de 2000 anos antes da Era Cristã. No Antigo Egipto, os faraós fizeram uso de informações de carácter estatístico, conforme evidenciaram pesquisas arqueológicas. Os registos mostram que alguns dos povos já faziam controle de sua população, registando as migrações, nascimentos, óbitos e também das suas terras e riquezas. Haviadistribuições de terras de uma forma proporcional à quantidade de pessoas na família e também eram feitos registos dos patrimónios para uma melhor tributação dos impostos (Bazoni & Sakate).
Os recenseamentos, como o mencionado na Bíblia, não passavam de controles militares, referentes à baixa de soldados, armas e cavalos, visando reorganizar o Exército para novas conquistas e administrar as terrasconquistadas. Com finalidades tributárias ou bélicas, na Idade Média já se colhiam informações de pessoas e animais e, no século XVI, começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de factos sociais, como baptizados, casamentos e funerais, originando-se daí as primeiras tabelas e os primeiros números relativos à estatística (Bazoni & Sakate).
Nos estudos referentes a essas áreas a partir do séculoXVIII foram observados aspectos realmente científicos. Segundo Godofredo Achenwall, batizou- se a nova ciência com o nome de Estatística, determinando o seu objectivo e suas relações com as ciências (Bazoni & Sakate).
Etimologicamente, a palavra Estatística deriva do termo latino status, que significava originalmente informações úteis ao Estado. Posteriormente a palavra passou a consignar dadosquantitativos. As tabelas tornaram-se mais completas, surgiram representações gráficas e o cálculo das probabilidades (Bazoni & Sakate).
A estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos colectivos para se transformar em estudos de como obter conclusões sobre a população, partindo da observação de amostras (Bazoni & Sakate).
A teoria das probabilidades, no final do século...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatística Descritiva (Medidas Descritivas)
  • Estatística Descritiva
  • Estatistica descritiva
  • Estatistica Descritiva
  • Estatística Descritiva
  • Estatística descritiva
  • Estatistica descritiva
  • Estatística descritiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!