Estanqueidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Manual: Página: Revisão:

SNQC/END 1 de 19 8 (mar/2004)

NA-001
1. OBJETIVO

Esta Norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos – ABENDE, através do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Ensaios Não Destrutivos, para a qualificação e certificação de pessoalempregado na execução, registro e avaliação de ensaios não destrutivos, tendo como base a norma ISO 9712 –edição 1999(E). São abrangidos os métodos de ensaios: Ultra-Som (US), Partículas Magnéticas (PM), Líquido Penetrante (LP), Radiografia (ER), Visual (EV), Correntes Parasitas (CP), Estanqueidade (ES) e Emissão Acústica (EA).

2. SIGLAS E DEFINIÇÕES
Para os efeitos desta Norma são adotadas asseguintes siglas e definições: Siglas:

2.1 ABENDE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS 2.2 BC: BUREAU DE CERTIFICAÇÃO 2.3 CC: CONSELHO DE CERTIFICAÇÃO 2.4 CEQ: CENTRO DE EXAMES DE QUALIFICAÇÃO 2.5 DC: DOCUMENTO COMPLEMENTAR 2.6 END: ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS 2.7 SNQC/END: SISTEMA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS
Definições:

2.8 AUTORIZAÇÃODE TRABALHO
Declaração escrita emitida pelo empregador, autorizando o profissional a executar os END previstos na sua Certificação.

2.9 CANDIDATO
Indivíduo que postula sua qualificação e posterior certificação para a execução das atividades de END, e que obtenha experiência profissional sob a supervisão de profissional certificado.

2.10 CENTRO DE EXAMES DE QUALIFICAÇÃO
Órgão oudependência de uma empresa ou instituição, capacitado para aplicar exames de qualificação aos candidatos, reconhecido como tal pelo Conselho de Certificação.

2.11 CERTIFICAÇÃO
Testemunho formal de uma qualificação através da emissão de um Certificado.

2.12 CERTIFICADO
Documento que expressa o testemunho formal de uma qualificação.

2.13 CORPO-DE-PROVA
Amostra usada no exame prático. Oscorpos-de-prova devem ser representativos de produtos típicos testados no setor aplicável e podem incluir mais que uma área ou volume a ser testado.

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Manual: Página: Revisão:

SNQC/END 2 de 19 8 (mar/2004)

NA-001
2.14 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Atividade de comprovação e aferição dos conhecimentos e habilidades de um indivíduo, parafins de certificação.

2.15 EXAMINADOR
Membro do CEQ, responsável pela condução, supervisão e graduação dos exames de qualificação de pessoal realizados pelos respectivos CEQ´s, certificado em Nível 3 no método de END em que vai atuar.

2.16 EXAMINADOR ASSISTENTE
Pessoa autorizada pelo Bureau de Certificação para conduzir os exames.

2.17 EMPREGADOR
Organização privada ou pública queemprega pessoal através de rendimentos ou salários diretos. No caso de autônomo este é considerado empregador, devendo assumir todas as responsabilidades atribuídas a este.

2.18 EXAME BÁSICO
Exame escrito aplicável para nível 3, no qual o candidato deve demonstrar conhecimentos sobre: ♦ Ciência dos materiais e tecnologia de processos. ♦ Sistema de Qualificação e Certificação. ♦ Princípios básicosdos métodos de END, como requerido para o nível 2.

2.19 EXAME ESPECÍFICO
Exame escrito para nível 1 ou 2, sobre técnicas de ensaio aplicadas em um determinado setor, incluindo conhecimentos do produto(s) testado(s), e de códigos, normas, especificações e critérios de aceitação.

2.20 EXAME GERAL
Exame escrito para nível 1 ou 2, sobre os princípios de um método de END.

2.21 EXAME NOMÉTODO PRINCIPAL
Exame escrito para nível 3 no qual o candidato deve demonstrar conhecimentos gerais e específicos, e habilidade para preparar um procedimento no método de END para o qual a certificação é requerida.

2.22 EXAME PRÁTICO
Exame de habilidades práticas, no qual o candidato demonstra a familiaridade e a habilidade de operar o equipamento de ensaio.

2.23 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL...
tracking img