Estampo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O Estampo de Corte e Dobra tem como função cortar e dobrar chapas de Aço 1020 Laminado, para fazer cantoneiras. O projeto não terá definido a sua forma de funcionamento, mas serão indicadas duas opções para isso, sendo elas através de um Sistema Hidráulico ou por Prensa Excêntrica, entretanto, a escolha e aplicação da forma de funcionamento será responsabilidade do comprador damáquina.
O projeto funcionará a partir de uma matriz que irá cortar e, ao mesmo tempo, dobrar a chapa para que a cantoneira seja feita, as peças da máquina serão todas feitas em Aço 1020 Laminado, com exceção das bases e da matriz, que serão feitas em Aço AISI D6.

2. DEFINIÇÃO DO SISTEMA
Para o nosso projeto não será definido a sua forma de funcionamento, mas indicaremos as duas melhores opçõesencontradas, por Sistema Hidráulico ou a partir de uma Prensa Excêntrica.
As escolhas foram feitas levando em consideração a segurança, rendimento e desempenho para que a máquina funcione a partir do que foi planejado desde o início do projeto, com o menor custo possível alinhado a um alto rendimento.

2.1 Funcionamento por Sistema Hidráulico
2.1.1 Conceitos Fundamentais
FLUIDO
Fluido équalquer substância capaz de deformar-se continuamente e assumir a forma do recipiente que a contém. Como o presente trabalho se trata de um estampo hidráulico, o fluido usado indicado é o ESSO TERESSO 46.
FORÇA E PRESSÃO
Pode-se definir força, como uma manifestação pontual de qualquer tipo de energia. O mesmo ocorre quando se quer pará-lo. Por outro lado, o conceito mais amplo de pressão pode serentendido como a resistência oferecida pelo recipiente ao escoamento de um fluido. Disso decorrem duas situações, as observações estática e dinâmica.
Nas observações estáticas diz-se que “em um fluido confinado sobre áreas iguais atuam forças iguais” (princípio de Pascal), nas observações dinâmicas a pressão corresponde à energia necessária para vencer a resistência de escoamento decorrente doatrito e choque dentro das tubulações.
A aplicação mais simples do princípio de Pascal consiste em ao aplicar uma força “F” sobre uma superfície “A”, defini-se como pressão “P”, a razão entre a força “F” e a superfície “A”.
O resumo matemático do princípio de Pascal é:
P=(F÷A) F=P.A A=(F÷P)
Onde: P = Pressão; F = Força; A = Área.
Manômetro de Bourdon
A pressão é, normalmente, expressapor kgf/cm², PSI (pounds square inches - libras por polegadas quadradas), bars ou atmosferas. Porém de acordo com o sistema internacional de medidas, a pressão deve ser expressa em N/m² que corresponde a Pa (Pascal) e seu múltiplos. O quadro abaixo apresenta valores de conversão das unidades de pressão mais usuais.

Vazão Volumétrica
A vazão de um fluido pode ser determinada de duas formasdistintas. Como ela é dada por 1/min (litros por minuto) ou g.p.m. (galões por minuto) ou no sistema internacional em m³/seg., etc., pode-se determiná-la pela razão do volume escoado do fluido por unidade de tempo ou ainda pelo produto da velocidade do fluido pela área da secção transversal na qual o mesmo está escoando.
Q=(V÷t) Q=(v.A)
Onde: Q = Vazão; A = Área; v = Velocidade; V = Volume; t = Tempo.Para efeito de dimensionamento de tubulações consideram-se como velocidades econômicas de escoamento de fluxo os seguintes valores: sucção de 0,5m/s a 1,5m/s, para pressão até 10MPa (2m/s a 12m/s), e para pressão de 10,0MPa a 31,5Mpa (3m/s a 12m/s) e para retorno de 2m/s a 4m/s.
Potência Hidráulica
A potência de um circuito hidráulico normalmente é concebida a partir do atuador para o motorde acionamento e para cálculos rápidos considera-se o rendimento total do sistema em torno de 65%. Daí a potência hidráulica pode ser definida a partir da seguinte expressão:
Ph= (F.V)
Onde: Ph = Potência hidráulica; F = Força desenvolvida considerando uma segurança de ± 10% na carga; V = Velocidade de movimentação da carga.
Considerando as grandezas envolvidas num circuito hidráulico a...
tracking img