Estamparia

Páginas: 6 (1255 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2014
Processo de estamparia


No início o homem para construir um vaso maleável, utilizava-se do processo no qual hoje é denominado como artesanal, porém era necessárias várias horas de trabalho constante até chegar ao produto final, onde o mesmo não ficava com o dimensional proposto.
O processo artesanal acompanhou a humanidade até o momento onde se necessitava produzir mais para suprir a omercado, surgindo assim à industrialização. Como a finalidade de toda indústria é produzir artigos bons e baratos, este problema se resolve com a produção em série, capaz de realizar uma alta produção e manter o dimensional desejado.
A estampagem é um dos processos mais importantes para se obter uma produção seriada. Esse processo que pode ser realizado tanto a frio como quente, consiste em umconjunto de operações mecânicas que transformam chapas metálicas planas em objetos com forma geométrica própria e é denominada produto. A estampagem é uma deformação plástica (irreversível). Esses produtos podem ser do mais simples ao mais complexo, por exemplo, podem ir de uma simples arruela até uma peça estrutural automotiva.


ÁREAS DE APLICAÇÃO

As peças estampadas estão presentes em nossocotidiano, pois através do processo de estampagem podemos produzir peças automotivas, peças de linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar, forno, micro-ondas, etc.), linha marrom (informática, etc.), construção civil (telhas de metal), entre outras áreas de aplicação.








VANTAGENS

As vantagens da estamparia estão ligadas diretamente a sua alta capacidade de produção, oprocesso garante fidelidade ao geométrico proposto, ou seja, a estampagem garante maior precisão, e apresenta maior facilidade na produção de alguns produtos comparados com outros processos.

DESVANTAGENS

A maior desvantagem é o alto custo, pois necessita de maquinários muito caro, por exemplo, as prensas que seu valor pode variar de R$100.000,00 reais, para mais de R$1.000.000,00 de reais. Etambém o custo do ferramental que varia de acordo com o dimensional e número de operações, e seu alto custo devem-se aos meios de construção do ferramental.

MAQUINÁRIOS

As máquinas usadas neste processo são as prensas de vários tamanhos e tipos, as ferramentas ou estampos, que podem variar de acordo com as especificações do produto. Os desbobinadores e endireitadores de fitas em ferramentasprogressivas, e sistemas transfer em ferramentas modulares.

CICLOS DE OPERAÇÃO

Para se determinar a ciclo de operações de um produto se deve levar em consideração alguns fatores:
Formato, tamanho, qualidade e quantidade de peças;
Qualidade, espessura e estado do material da chapa;
Equipamentos disponíveis para processo (prensa e ferramental)
A quantidade de operações irá depender dageometria e do material empregado em determinado produto, por exemplo, uma arruela é necessária uma simples operação de corte, já uma peça estrutural automotiva geralmente é estampada em quatro operações.
OPERAÇÕES DE ESTAMPAGEM

Os principais processos de estampagem podem ser classificados em: Operações de formar e operações de corte.

OPERAÇÕES DE FORMAR:

Dobrar ou Flangear - É a operação naqual consiste a mudança de direção da orientação do material.

Repuxar – Obtenção de peças ocas ou com geometria de maior complexidade a partir de chapas planas, devido à penetração do material na matriz forçada pelo punção (ex. lataria de automóvel, copo de filtro de óleo, etc.).

Calibragem – Consiste em dar forma final ao produto quando o mesmo não sair com a forma final da operação derepuxar.
Deve-se observar que nas operações de dobra ocorre o fenômeno denominado springback, que nada mais é que o retorno elástico do material. Após a realização da dobra, o material tende a retornar para sua forma inicial, isso ocorre devido a deformação elástica remanescente que precede a deformação plástica permanente.

Cunhagem – Obtenção de figuras em alto ou baixo relevo através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estamparia
  • Estamparia
  • Estamparia
  • Estamparia
  • Estamparia
  • Estamparia
  • Estamparia
  • Estamparia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!