Estamparia Convencional x Digital
Por Maíra Horta.


O principal objetivo deste artigo é falar sobre a estamparia digital e sua diferença para o processo digital. Observando que o Brasil está setornando competitivo no universo da criação de moda junto aos países chamados de emergentes, ou seja, países de terceiro mundo que se industrializaram e se desenvolveram. Com isso vemos a corrida deprofissionais de moda buscar novos conhecimentos na área de estamparia digital.
Existe ainda hoje uma diferença muito grande nos preços entre estamparia convencional (quadros e cilindros) e digital.É muito difícil quantificar esses valores, porém pode-se afirmar que para grandes metragens é totalmente inviável a produção, a menos que se consiga vender o metro de tecido na casa de aproximadamenteR$ 80,00 (tecido, preparação e impressão).
O que leva o cliente a decidir por qual dos processos de estamparia ele deverá escolher, depende da qualidade e definição da estampa, quantidade de metros aserem estampados, tamanho da estampa (cada motivo), e repetição do motivo na estampa e raport.

A estamparia digital é, sobretudo, aplicada para metragens curtas, estampas que não podem ser feitaspelos processos convencionais, tecidos de altos valores comerciais, amostras e protótipos.
Já a estamparia rotativa é utilizada para grandes metragens, moda (estampas corridas), cama, mesa e banho(lençóis, cobertores, toalhas, etc) e decoração (cortinas, tapetes, tecidos).

Por fim, as aplicações da estamparia plana são: grandes e médias metragens, moda, cama-mesa- banho e decoração, onde ostamanhos de estampas não são possíveis de serem estampados em processo rotativo.

Quanto à qualidade da estampa, a estamparia digital vem em primeiro lugar, seguida da plana e, por fim, da estampariarotativa. Em relação ao volume de tecido a ser estampado, a mais indicada é a estamparia rotativa, seguida da plana e por último a estamparia digital.
“Acho difícil o processo digital dominar o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Estamparia convencional x digital. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estamparia-Convencional-x-Digital/620331.html

MLA

"Estamparia convencional x digital" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estamparia-Convencional-x-Digital/620331.html>.

MLA 7

"Estamparia convencional x digital." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estamparia-Convencional-x-Digital/620331.html>.

CHICAGO

"Estamparia convencional x digital." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estamparia-Convencional-x-Digital/620331.html.