Estampagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS DE ESTAMPAGEM




1. Introdução


Por estampagem entende-se o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para fabricar-se peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas: corte,dobramento e embutimento ou repuxo.
|[pic] |


A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas.Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como:
1. Alta produção
2. Reduzido custo por peça
3. Acabamento bom, não necessitando processamento posterior.
4. Maior resistência das peças devido à conformação, que causa o encruamento no material.
Baixo custo decontrole de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios.


Como principal desvantagem deste processo, podemos destacar o alto custo do ferramental, que só pode ser amortizado se a quantidade de peças a produzir for elevada.


2. Operações de estampagem


Corte:
Consiste em separar-se de uma chapa, mediante golpe de prensa, umaporção de material com contorno determinado, utilizando-se ferramental apropriado denominado estampo de corte


Dobra:
Como seu nome indica, consiste em obter uma peça formada por uma ou mais dobras de uma chapa plana. Para isto, é utilizada uma ferramenta denominada estampo de dobra.


Embutimento ou repuxo:
Esta operação tem como finalidade obter peças em forma derecipientes, como canecas, caixas e tubos; obtidas pela deformação da chapa, a golpes de prensa e empregando ferramental especial denominado estampo de repuxo.








3. Nomenclatura básica da ferramenta de estampagem


Punção: é o elemento da ferramenta que provoca a perfuração através de movimento e força transmitidos pela prensa.
Matriz: é o elemento da ferramenta que fica fixona base da prensa e sob o qual se apóia a chapa.
11. Folga: é o espaço existente entre o punção e a matriz na parte paralela de corte.
Alívio de ferramenta: é o ângulo dado à matriz, após a parte paralela de corte, para permitir o escape fácil da parte cortada.
|[pic] |4. Operações de corte


As operações de corte de chapas de metal são obtidas através de forças de cisalhamento aplicadas na chapa pêlos dois cantos da ferramenta criando tensões internas que, ultrapassando o limite de resistência ao cisalhamento do material, provocam a ruptura e finalmente a separação.


O corte é realizado fundamentalmente em três etapas:


a)Deformação plástica
b) Redução de área
c) Fratura
Quando o punção pressiona a chapa, o material começa a deformar-se até que o limite elástico seja ultrapassado, então o material deforma-se plasticamente e penetra na matriz, formando uma calota na parte inferior.
Com a manutenção da aplicação da força pelo punção, o metal continua a penetrar na matriz, reduzindo aárea na região do corte (extricção).
Aí se inicia a fratura, que começa no canto de corte do punção, para logo em seguida iniciar-se no canto de corte da matriz. Com o aumento da penetração do punção, a fratura prolongar-se-á e as duas fraturas, eventualmente, encontrar-se-ão, quando, então, podemos dizer que o corte ocorreu por cisalhamento puro.
Caso isto não aconteça, a parte...
tracking img