Estampa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
@Tropicália: Uma Revolução Estampada

Tropicália: Uma Revolução Estampada
Lívia Gomes Podda

Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, como requisito parcial para a obtenção do Título de BACHAREL em DESENHO INDUSTRIAL – HABILITAÇÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL.
Orientadora: Professora Ms. Christianne MariaAlvarenga São Paulo, 2009.

Dedicatória

Dedico este projeto a todas as amigas e amigos que vem me acompanhando nesta jornada e a todas as maravilhosas pessoas que conheci durante este período.

Agradecimentos

Agradeço a todas as pessoas que me ofereceram seu apoio durante este trajeto e sem as quais não teria sido possível realizar este projeto e das quais não citarei nomes sob pena deomitir alguma. Agradeço especialmente a Alyne pois sem seu incentivo não teria concluido a tempo, ao Estevan e ao Raphael que me ajudaram a escrever e revisar o texto, ao Renato que me ajudou com os caminhos criativos e ao Marcos que compartilhou e compreendeu minhas angústias.

“Se eu utilizo uma fita de Möebius para esta experiência, é porque ela contrasta com nossos hábitos espaciais:direita-esquerda; avesso-direito etc. Ela nos faz viver a experiência de um tempo sem limite e de um espaço contínuo” Lygia Clark

Resumo

Este projeto se trata da elaboração de um catálogo de padronagens para tecido inspiradas no Tropicalismo brasileiro. Para a criação das estampas foram pesquisados os artistas Lygia Clark e Antônio Maluf e o movimentos estéticos que ocorreram na época, oNeoconcretismo, o Pscicodelismo, a Op Art e a Pop Art. A partir dos estudos das obras de Lygia Clark, definiu-se a curva de Moebius como ponto de partida para o desenvolvimento das padronagens.
Palavras-chave: Tropicalismo, design de superfície, estamparia, Lygia Clark.

Abstract

This Project reports a pattern catalog development for fabrics inspired by the Tropicalismo. For the printingdevelopment, It was researched artists and aesthetic movements of that age, such as Lygia Clark, Antônio Maluf, Neococretism, Psychedelic Art, Op Art and Pop Art. Lygia Clark and the Moebius ring were defined as a module to develop the patterns This catalog’s goal is to show different options of fabric printing.
Key-words: Tropicalismo, surface design, pattern , Lygia Clark.

09 Introdução 10Psicodelismo 11 Posters 12 Tropicalismo 13 Fractais 14 Concretismo e Neoconcretismo 15 Design de Superfície 17 Desenvolvimento 17 Objetivo 18 Justificativa 19 Metodologia 20 Referências 21 Paletas 22 Roughs 23 Estampas 28 Conclusão 29 Bibliografia 35 Lista de figuras

Sumário

Tropicália: Uma Revolução Estampada

9

No final da década de 60 e início dos anos 70, o Psicodelismo causou uma grandetransformação na cultura global. Os jovens protestavam contra o sistema e buscavam por mudanças. Este movimento contracultural acabou criando uma nova estética de imagens caleidoscópicas e distorcidas como as viagens dos jovens com o ácido. Este movimento influenciou diretamente o Tropicalismo - que seguindo preceitos do Movimento Antropofágico da década de 20 que marcou o período do Modernismobrasileiro – que tinha como proposta incorporar diversas manifestações culturais estrangeiras, valorizando principalmente as raízes indígenas e africanas da cultura brasileira. Condenando a elite brasileira, que copiava descaradamente modelos enlatados” provenientes da “ cultura européia, o Manifesto Antropofágico proposto pelo escritor Oswald de Andrade afirmava que a cultura brasileira deveriaabsorver e assimilar a cultura estrangeira, produzindo uma espécie de miscigenação cultural, buscando a partir daí uma identidade cultural para o Brasil. O Movimento Tropicalista, influenciado pela antropofagia de Oswald, buscou uma identidade cultural brasileira pela diversidade, assimilando a cultura européia e americana para digerí-la” com a cultura popular, afirmando “ uma identidade nacional...
tracking img