Estalações Prediais- Minuteria, dimmer e motor

1029 palavras 5 páginas
Aula prática N° 2
Ligação de lâmpadas incandescentes – Parte II (Dimmer e minuteria)
Objetivos
Comandar lâmpadas incandescentes por um sistema automático temporizador e controlar a potência fornecida por uma lâmpada incandescente.
Minuteria

Fundamentação teórica A minuteria é um dispositivo para controle eletrônico da iluminação. Ao se acionar um interruptor de pressão, ele manda um pulso elétrico para a minuteria que liga as lâmpadas de um determinado local durante um determinado tempo pré-selecionado. Ela geralmente é instalada em corredores de edifícios, ante-salas, garagens, etc. Podem existir diversos interruptores de pressão para ligar as lâmpadas através da minuteria, pois todos são ligados em paralelo. Já a quantidade de lâmpadas a instalar vai depender da potência da minuteria. tempo de funcionamento depende de cada fabricante e do tipo, geralmente de 30 segundos a 4min.
Vantagens:
Economia de energia através do desligamento de equipamentos e circuitos em períodos determinados.
Adequado para economia de energia de lâmpadas.
Ideal para áreas residenciais – dispositivo silencioso.
Modelos com pré-aviso para alerta dos usuários
Dicas de Instalação

Ligar conforme o esquema constante no corpo do produto. Caso seja ligada incorretamente, a minuteria poderá ser danificada.
A bitola dos cabos deve ser compatível com a corrente das lâmpadas utilizadas.
As lâmpadas utilizadas devem ter a mesma tensão da rede elétrica.

Dimmer

Fundamentação O Dimmer, também chamado de Obscurecedor, serve para controlar a luminosidade em lâmpadas incandescentes (somente incandescentes, ele não funciona em fluorescentes). São dispositivos utilizados para variar a intensidade da corrente elétrica em uma carga. Eles consistem de controladores que, através da diminuição ou aumento da tensão elétrica e portanto um aumento da potência média de uma lâmpada, controlam a intensidade da luz produzida pela mesma. Um dimmer tem como objetivo

Relacionados