Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MUNICIPAL DE ADUSTINA

CÍNTIA SANTANA ALVES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA

ADUSTINA – BA
2012
COLÉGIO MUNICIPAL DE ADUSTINA

CÍNTIA SANTANA ALVES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA
Relatório apresentado ao Colégio Municipal de Adustina, Curso de Normal Médio na disciplina de Educação Infantil.
Orientação: Deceles da Silva deAndrade.

ADUSTINA – BA
2012
INTRODUÇÃO

No decorrer do estágio, descobrimos que é praticamente uma preparação que o aluno recebe durante esse período que esta regendo uma turma. O estágio ocorreu na Escola do 1º Grau Presidente Itamar Franco, na rua José Joaquim de Santana, localizada na cidade de Adustina, tendo como Entidade Mantedora a Prefeitura Municipal de Adustina, a nossa regência se deu noAlfa I, com 25 alunos, tendo como professora regente Josefa Celestina Cruz Andrade. Onde o estagiário descobrira o que é ser, realmente um professor. Por meio do estágio, o aluno se aproxima da realidade, portanto devemos refletir sobre o que presenciamos em sala de aula e agir de acordo com os aspectos necessários.
O estágio tem como principal objetivo, formar profissionais na área da educação. Edessa forma atingir seu objetivo e dever que cada um exerce como educador. E tudo isso nos ajudará a perceber quais as dificuldades, ou facilidades que encontramos numa sala. Caso venha a ocorrer algum problema devemos sempre estar prontos para prover uma solução para que consigamos ser bem sucedido nessa tarefa. Nesse relatório, será abordado a teoria e a prática que ocorre no decorrer desseperíodo, como por exemplo; a forma que o aluno interage com o professor, o que é necessário para o educador consiga chegar ao seu objetivo. De acordo com alguns teóricos como deve ser a atitude do professor, como se dar o processo de educação e como deve ser realizado entre outros aspectos.
Enfim, o relatório nos leva a refletir sobre a teoria e pensar na prática, apontando caminhos para melhoraproveitamento do estágio. Pois na parte teórica nos permite conhecer melhor o papel do educador e nos permite também, se aprofundar nas metodologias de ensino que se encaixe, mais com seus educandos. Por meio da parte prática é possível agir de acordo com tudo que aprendemos com as teorias. Pode se dizer, portanto, que a teoria é complemento da prática, ou seja, as duas deve estar interligadas. Alémdisso, a prática nos possibilita lidar com situações – problemas, mas se estas vierem a ocorrer. Também saberemos aproveitar cada momento em sala, que dessa maneira nos proporcionará a pratica em si. E caso viermos a ser um educador, estaremos sendo preparado para a realidade que presenciamos.Compreendemos, portanto que toda experiência vivenciada no estágio é de suma importância para todos, os que desejam se tornar futuros educadores. Pois só dessa maneira é que poderemos ter noção de como é estar regendo uma turma.

FUNADAMENTAÇÃO TEÓRICA
No período de observação, podemos perceber que o aluno chega à escola sem muito conhecimento, por isso cabe ao professorestimular essa aprendizagem através de suas aulas para que dessa forma, seja possível interagir com outros desafios e assim dar-lhe significado. Estudos de campo realizados por Vygotsky mostraram que: “Conceitos não – espontâneos não são aprendidos mecanicamente mas evoluem com a ajuda de uma vigorosa atividade mental”. Segundo a pesquisa desse autor é impossível estimular certa atividade demaneira mecânica, ou seja, o professor explica, o aluno ouve e presta atenção. Mas sim, o professor precisa provocar, interagir, discutir, analisar, enfim, trabalhar habilidades operatórias.
É importante ressaltar que uma sala de aula, existem alunos que possui inteligências diferentes de seu colega. Por esse motivo é que a educação precisa ser moldada para atender as necessidades de cada educando....
tracking img