Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SILVANA














ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL / SUPERVISÃO

EIXO OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Centro de Educação Infantil MICHERROT.
















JOINVILLE
2008
SILVANA ZEFERINO DACHERI














ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL / SUPERVISÃOEIXO OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Centro de Educação Infantil MICHERROT





Relatório de Estágio apresentado a Faculdade Guilherme Guimbala, Curso de Pedagogia, Habilitação Educação Infantil e Supervisão, disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino, como requisito parcial para aprovação, sob orientação daProfessora Ms Adriana Paupitz Rachadel.






JOINVILLE
2008














CENTRO DE EDUCAÇAO INFANTIL MICHERROT.


EIXO
0-1 ANO.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO – EIXO 0-1 ANO.


O Centro de Educação Infantil MICHERROT está localizado. Rua João Pessoa, 1039, América, Joinville/SC. Seu horário de funcionamento é das 7h00 às 19h00. Prestaatendimento à educação infantil no período integral e às séries iniciais no período matutino.
O currículo trabalhado no MICHERROT pode ser classificado como Emergente, porque “define o planejamento como um método de trabalho que estabelece de antemão objetivos educacionais gerais, juntamente com objetivos específicos para cada atividade” (EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 1999, p. 113).
MICHERROTpossui uma filosofia norteada no respeito pela individualidade e no desenvolvimento do “ser”, tendo a afetividade, alegria e o respeito pela criança como fundamentos da educação ali empregada. Já o adulto é visto como mediador deste processo de desenvolvimento infantil. Fundamenta-se também buscando uma educação integradora, valorizando todo o desenvolvimento da criança, levando em consideração todosos aspectos, sejam cognitivos, físicos. Possui como objetivos despertar nos educandos uma cultura de paz e harmonia; trabalhar a interdisciplinaridade; desenvolvimento do ser humano como um todo; promover diversas formas de conhecimento; compartilhar informações; auxiliar na construção do dever e responsabilidade social, buscando a cidadania.
Neste ano a sala é local aconchegante, sendo oespaço contando com uma sala – uma bem ampla – dividida por cercas de madeira, possibilitando interação entre as crianças. As paredes são pintadas na cor clara, transmitindo uma sensação de tranqüilidade.
A escolha da cor das paredes, aparentemente, foi correta, já que “a cor lilás possui como associação afetiva: bem-estar, paz, saúde, ideal, tranqüilidade, segurança, equilíbrio, esperança,serenidade, coragem” (FARINA 1990, p. 114).
É interessante explicar que a sala, onde as crianças são recebidas, há duas janelas, onde elas têm a possibilidade de ver o parque e as pessoas que chegam. Na sala também tem colchões para as crianças descansarem/dormirem, banheiro, e local para refeições. Na parte externa, o parque de grama para os bebes e também um piso para o colchonete que osbebes utilizam em dias de sol onde as crianças podem brincar. Na sala fora da cerca de madeira encontram brinquedos lúdicos onde as crianças podem exercitar sua motricidade ampla.
No período vespertino (da observação) a sala é integrada por 12 crianças da faixa etária de zero a um anos a maioria permanece em período integral na escola. Ficam sob cuidados da coordenadora Andréia e daspedagogas CLÁUDIA, GUIMARA, KÁTIA E CARLA. Há também uma auxiliar de cozinha para servir o almoço.
O relacionamento professor/aluno é de afeto e respeito. Comum nesta(s) faixa(s) etária(s) aconteceu alguns conflitos – objetos, local, etc. –, durante a observação, porém nada atípico, pois de acordo com Wallon (1941 apud GALVÃO, 2004, p. 21): “A sucessão entre as várias fases em que se pode...
tracking img