Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE ARTES E LETRAS
CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS
MEN-1065 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS
PROF.ª: LEILA BOM CAMILLO E ANDREA MALESKI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO II

ALEX DIAS DA ROSA

Santa Maria, 07 de Outubro de 2008.

INDICE

INTRODUÇÃO

1. Caracterização do contexto de estágio.

1.1. o estagiário;
1.2. a escola;1.3. a matriz curricular.

2. Proposta inicial de estágio

2.1. objetivo geral e especifico
2.2. etapas de trabalho

3. Relato da experiência de estágio.

4. Análise da experiência de estágio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclusão

Anexos

INTRODUÇÃO

Este relatório faz parte da disciplina MEN 1065, correspondente ao estágio supervisionado II de Língua Portuguesa. Objetivoatravés deste, relatar a prática de ensino-aprendizado, que desenvolvi durante o período em que fui regente na 7ª série, turma 72, da Escola Instituto de Educação Olavo Bilac. Neste período, procurei desenvolver a produção textual, a leitura e sua interpretação, e a reflexão lingüística, a partir dos gêneros literários que foram escolhidos para o projeto a ser aplicado no referido estágio.Inevitavelmente foi também utilizado a gramática no tocante a regras e/ou normas contidas nela. O que realizei, no estágio II, está de acordo com o que propus no projeto do estágio II, o qual, por sua vez, foi elaborado a partir do que observei, juntamente da colega Ingrid schirmer, no estágio I.

1. Caracterização do contexto de estágio

1.1 O estagiário:
a) Memorial -
Nome: Alex Dias da Rosamatrícula 2517878.
Eu, Alex Dias da Rosa, aluno do sexto semestre do curso de Letras-Português, venho, através deste memorial, resgatar brevemente alguns aspectos de minha vida pessoal e de minha experiência estudantil, em especial, na disciplina de Português.
Lembro que no ensino fundamental, na época chamado de primeiro grau, tinha algumas dificuldades em matemática, as quais eram tratadas por minhairmã, Silvane, uma apaixonada pela docência, e na época, uma aspirante a tal. Nas séries finas do meu ensino fundamental, minha irmã já cursava o magistério, o que me ajudou bastante. Não só em matemática, mas também algumas vezes em português, no qual nunca tive dificuldades sérias, mas qualquer tipo de dúvida era sanado imediatamente através de minha irmã.
Nas séries iniciais, tenho alembrança de que a ajuda e preocupação era por parte de minha mãe. Ela acompanhava exercício por exercício, estimulava-me a leitura. Lia o principio de histórias e induzia-me a terminá-las. Creio que tenha sido meus primeiros estímulos quanto ao português.
Já nas sétima e oitavas séries, tive o primeiro contato com sintaxe, morfologia, acentuação, entre outros. Conteúdos que já havia tidocontato, pois o afã de ensinar levou minha irmã a trazer conteúdos ainda desconhecidos a mim. Gostava daquela situação, responder às perguntas da professora, ser elogiado etc. Isso fazia com que eu aceitasse ainda mais os ensinamentos antecipados de minha irmã.
Apesar dessa ligação com o português nas séries do ensino fundamental, jamais havia cogitado, na época, de que um dia aprofundaria taisconhecimentos na língua.
Nas observações do estágio realizadas, veio a mente uma limitada retrospectiva e me fez pensar que aquele português aprendido com meus familiares, mãe e Silvane, possivelmente instigou a uma maior aproximação da língua. Isso vai ao encontro de meus princípios educacionais, onde a participação da família é fundamental para o aprendizado. Prova disso são as situaçõescolocadas pela professora regente da sétima série, dando a ciência dos alunos “problema”. Todos os alunos indicados pela professora como sendo “problemas” estava presente a questão familiar, ou seja, não existiam pais presentes ou havia uma desestruturação familiar. Desse modo, fazendo com que o aluno não tenha o mínimo de meios para a aprendizagem, atenção, motivação, tranqüilidade em sala de aula....
tracking img