Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Maria das silva


RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-A AULA



Belo horizonte
2010
DESENVOLVIMENTO

Planejar é um trabalho de preparação de uma atividade. O planejamento é uma ferramenta que nos possibilita a visualização da tarefa a ser executada. O objetivo do planejamentoé minimizar a necessidade de revisões durante a execução da tarefa. Quando planejamos temos o controle da situação, o que torna as ações, mais organizadas e precisas o que diminui o risco de erros.
O ensino é planejado para organizar os conteúdos em linguagem acessível aos alunos, tendo como objetivo de ajudá-los a descobrir suas próprias potencialidades, quando o ensino é postos em práticanovos significados são gerados. O pensar para o outro se passa a pensar com o outro, esta pedagogia é contraria ao autoritarismo no qual não há espaço para o dialogo.
É fundamental para o professor planejar a aula assim ele vai dominar o assunto que ele esta propondo para seus alunos. Ao fazer seu plano de aula o professor faz uma pesquisa do material didático levando em conta o que serámelhor para os seus alunos. O registro do planejamento esta relacionado com as situações vividas no dia a dia da sala de aula com as observações e inquietudes do professor sobre o desenvolvimento

2.1 IDENTIFICANDO A ESCOLA

O nosso trabalho foi elaborado após realizarmos uma pesquisa em uma escola municipal da nossa cidade. A pesquisa foi feita através de entrevista com três professorastambém com o consentimento das mesmas foi possível a observação da sala de aula foram dois dias de pesquisa fizemos entrevista com a pedagoga da escola, a sala observada foi a do maternal três com crianças de três anos.
A Escola pesquisada esta situada a É uma escola publica de educação infantil que atende a crianças de três a cinco anos e tem a capacidade de atender a dez turmas o tempo de ofertade Três anos.
O nível sócio econômico da comunidade escolar é de baixo á médio, algumas crianças são cadastradas e atendidas pelo CRAS, que realiza um trabalho social. A escola atende aos níveis de ensino MATERNAL III, PRIMEIRO E SEGUNDO PERIODO.
O tempo de oferta de Três anos, a escola tem 198 alunos matriculados divididos em:
MATERNAL – 52 Crianças nos turno matutino e vespertino
PRIMEIROPERIODO – 80 Crianças nos turno matutino e vespertino
SEGUNDO PERIODO – 66 Crianças nos turno matutino e vespertino
Algumas turmas como maternal tem em media vinte alunos, as do primeiro período dezoito, a turma maior é a do segundo período a tarde que tem vinte e cinco crianças.
O corpo docente e composto por Dez professoras algumas delas tem formação no curso normal superior e graduação empedagogia. A maioria delas trabalha nos dois turnos na própria escola mesmo.

A pedagoga da escola nos recebeu de maneira bem gentil procurando ser bem clara, em suas respostas, o que facilitou nosso trabalho.
A respeito do plano de ensino ela o definiu como norteador do trabalho docente e pedagógico com os alunos, ou seja, o planejamento serve para definir a direção o rumo a sertomado. Os elementos básicos são os eixos temáticos matemática, linguagem oral, escrita, movimentos, música e arte. De acordo com a idade das crianças. A melhor forma de elaboração do planejamento é com a equipe pedagógica e os professores. Em nossa instituição é feito com a equipe pedagógica, professores e a direção. Os principais saberes a bagagem dos alunos, e o aspecto a idade das crianças eentrosamento. E extrema importância, pois é o norteador do seu trabalho. A vigência do planejamento nesta instituição é bimestral. É avaliado de acordo com o desenvolvimento das crianças durante as atividades.
O plano de aula é o planejamento diário do professor. Os elementos básicos são os eixos temáticos e os devidos objetivos. Para conduzir melhor a sua elaboração primeiramente deve-se ter o...
tracking img