Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor Eliezer de Moura Cardoso

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CNEN - PIC MÓDULO INFORMAÇÃO TÉCNICA

APRESENTAÇÃO

O Programa de Integração CNEN - PIC, em seu Módulo I - Informação Técnica, visa apresentar informações básicas sobre a energia nuclear e das radiações, de forma simples e objetiva. Idealizado pelo Eng. Eliezer de Moura Cardoso, atualmente servidor aposentado pela CNEN, foi realizadopela primeira vez em 1992 e novamente em 1998 e 2003, sempre com grande sucesso e aceitação por parte dos servidores da CNEN. A sigla PIC por ele proposta tornou-se conhecida e divulgada na Instituição. Devido à admissão de novos servidores e levando em consideração que, por fatores diversos, vários servidores antigos não tiveram a oportunidade de participar das edições anteriores, a CoordenaçãoGeral de Recursos Humanos - CGRH convidou o Eng. Eliezer para coordenar mais um PIC, incluindo a preparação da apostila correspondente e a apresentação ao público alvo. Este Módulo deverá ser apresentado periodicamente, visando uma reciclagem de conhecimentos. O presente trabalho, apostila do Módulo I do PIC, aborda, de forma simples e com linguagem acessível a pessoas que não atuam em áreastécnicas, os conceitos de energia, energia nuclear, radioatividade, segurança nuclear, radioproteção, bem como mostra as aplicações da energia nuclear e das radiações em benefício da sociedade. A CGRH pretende, com a realização do PIC em seus dois módulos, estar contribuindo para um melhor conhecimento das atribuições da CNEN, de sua atuação e de sua responsabilidade perante a sociedade.

COORDENAÇÃOGERAL DE RECURSOS HUMANOS DIRETORIA DE GESTÃO INSTITUCIONAL

1

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CNEN - PIC MÓDULO INFORMAÇÃO TÉCNICA

ENERGIA
De um modo geral, a energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho. Na prática, a energia é melhor “sentida” do que definida. Quando se olha para o Sol, tem-se a sensação de que ele é dotado demuita energia, devida à luz e ao calor que emite constantemente.

FORMAS DE ENERGIA

Existem várias formas ou modalidades de energia:

a) Energia Cinética: associada ao movimento dos corpos. b) Energia Potencial: armazenada num corpo material ou numa posição no espaço e que pode ser convertida em energia “sensível” a partir de uma modificação de seu estado, podendo ser citadas, por exemplo,a Energia Potencial Gravitacional, Energia Química, Energia de Combustíveis e a energia existente nos átomos.

c) Luz e Calor são duas outras modalidades de energia: Energia Luminosa e Energia Térmica, fáceis de serem “sentidas”.

d) Energia Magnética (ímã): só pode ser percebida por meio de sua atração sobre alguns materiais, como o ferro.

2

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CNEN - PIC MÓDULOINFORMAÇÃO TÉCNICA

MATÉRIA E ENERGIA

Se um carro, a uma velocidade de 30 km/h, bater em um muro, vai ficar todo amassado e quase nada vai acontecer com o muro. Se um caminhão carregado, também a 30 km/h, bater no mesmo muro, vai “arrebentá-lo” e o caminhão quase nada sofrerá. Isso significa que, quanto maior a massa, maior a energia associada ao movimento.

USO DA ENERGIA

A energiaelétrica é muito importante para as indústrias, porque torna possível a iluminação dos locais de trabalho, o acionamento de motores, equipamentos e instrumentos de medição. Para todas as pessoas, entre outras aplicações, a energia elétrica serve para iluminar as ruas e as casas, para fazer funcionar os aparelhos de televisão, os eletrodomésticos e os elevadores dos edifícios. Sem energia elétrica seriamuito incômodo construir e habitar edifícios de mais de três andares. Por todos esses motivos, é interessante converter outras formas de energia em energia elétrica.

CONVERSÃO DE ENERGIA

Um bom exemplo de conversão de uma forma de energia em outra é o nosso corpo. A energia liberada pelas reações químicas que ocorrem nos diversos órgãos (estômago, intestinos, fígado, músculos, sangue etc.)...
tracking img