Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEU RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO
UEMA - NCESSIN - GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA
ARMANDO PAULO DA SILVA 06BI9001
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatos e Experiência
Pindaré Mirim – MA
2009
ARMANDO PAULO DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatos e Experiência
Relatório apresentado a Universidade Estadualdo Maranhão UEMA/CESSIN para obtenção de nota parcial do Estágio Supervisionado.
Orientadora. Selma Pereira Nunes
Pindaré Mirim - MA
2009
1 IDENTIFICAÇÃO
ALUNO: Armando Paulo da Silva.
CÓDIGO: 06BI9001.
ENDEREÇO: Rua do Ouro Preto, 20, Centro, Pindaré Mirim – MA.
FONE: (98) 3654 3088.
PÓLO: Pindaré Mirim.
PERÍODO: 7º período.
PREVISÃO DE TERMINO DO CURSO:julho de 2009.
INÍCIO DO ESTÁGIO OU ATIVIDADE:
TÉRMINO DO ESTÁGIO OU ATIVIDADE:
EMPRESA PESQUISADA: Centro de Ensino José Sarney Costa.
ENDEREÇO: Rua Comandante Pedro Melo, Centro, Pindaré Mirim – MA.
FONE: (98) 3654 2546.
ÁREA PESQUISADA: Ensino Médio.
2 APRESENTAÇÃO
O presente relatório expõe dados relevantes, onde mostram a experiência vivida no campo deestágio, fundamentado no componente Curricular Acadêmico, com o propósito de enriquecer, e ancorar o docente em estágio, permitindo a observação do âmbito escolar, que contribuirá nas habilidades e capacidades em futuros exercícios da profissão.
A atividade desenvolvida foi composta de dois momentos. O primeiro com o reconhecimento da escola, ou seja, dos espaços físicos, administrativos,pedagógicos, o regimento da escola, horários, corpo docente e as aulas ministradas nas salas de aulas.
O segundo momento foi iniciado com período das regências, visto que, a partir daí, passou-se a conhecer as formas de planejamento, aplicação das técnicas pedagógicas, a realidade de sala de aula com alunos de nível médio, levando em conta as diferenças culturais e sociais de cada aluno. É importantecitar que foi estável a relação desenvolvida entre os discentes e o estagiário onde houve uma troca de experiências, proporcionando momentos de interação no aprendizado, na leitura, na escrita, na produção de conhecimento adquiridos ao longo dos anos de vivência escolar dos alunos, da referida escola.
Prosseguindo com esse raciocínio, defende-se que o Estágio Supervisionado é uma etapa relevantena vida do acadêmico, pois ele funciona como um experimento na vida do futuro profissional, onde trabalhará com aprimoramento do educando como ser humano; sua formação ética; desenvolvendo sua autonomia intelectual; e de seu pensamento crítico; sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado.
3 INTRODUÇÃO
É sabido que a educação,do ponto de vista social, é a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social.
A escola ao longo dos anos tem procurado desenvolver seu papel de agenciadora de cidadãos que exercem sua cidadania com responsabilidade, caráter ecompetência; seja na política, na família, na religião, ou seja, no contexto social onde estar inserido o indivíduo.
Para que haja educação de qualidade que venha fazer a diferença entre as futuras gerações é necessário que políticas públicas estejam investindo na capacitação de profissionais qualificando-os para a prática docente.
Visando a melhoria da qualidade de ensino na educação básica aUniversidade Estadual do Maranhão tem oferecido tais cursos de formação continuada por extensão, esta atividade acadêmica se realiza através de estágios realizados em escolas de Ensino Médio com o objetivo de treinar suas habilidades para a prática docente.
O professor estagiário terá por objetivo observar o trabalho do professor regente e analisar seus instrumentos de ensino. Esta prática é...
tracking img