Estagio l informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
EST – ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Manaus
2012
Jose Claudio

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório da disciplina Prática de Ensino em Computação I solicitado pela professora Rosana Cláudia Sampaio Schreder, 8o período do curso Licenciatura em Informática,da Universidade do Estado do Amazonas

Sumário
1. Introdução 4
2. Caracterização do Ambiente de Estágio 5
2.1. Histórico da Escola 5
2.2. Finalidade do Centro Educacional 5
2.3. Estrutura Física da Escola 6
3. Objetivo 6
3. 1. Geral 6
3. 2. Específicos 7
4. Justificativa 7
5. Referencial Teórico 7
6. Metodologia 8
6. 1. Metodologias de Ensino 9
6. 2.Avaliações 9
7. Cronograma 9
8. Conclusão 11
9. Referências 12

1. Introdução

O estágio curricular é definido como o tempo de aprendizagem, através de um período de permanência em determinado ofício com o objetivo de obter experiências para exercer a docência.
Já o artigo 65 da Lei Nº 9.394[2], de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional,afirma: “A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”. A lei inclui a prática pedagógica de no mínimo trezentas horas obrigatória nas licenciaturas superior que vise à formação de um educador para os níveis fundamentais e médios.
Este relatório tem a finalidade de expressar os resultados obtidos e as ações desenvolvidas durante aPrática de Ensino na Computação II, realizada no Centro Educacional São Francisco, como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Informática. Que teve por objetivo a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso de licenciatura, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando oferecer ao licenciando a oportunidade de adquirir experiência, conhecer arealidade de um ambiente escolar bem como elaborar uma prática de ensino significativa.

2. Caracterização do Ambiente de Estágio
3. Objetivos
3. 1. Geral

* Adquirir experiência e prática dos conhecimentos obtidos durante o Curso de Licenciatura em Informática através da observação e acompanhamento das atividades realizadas em sala de aula/laboratório de Informática do CentroEducacional São Francisco.

3. 2. Específicos

* Auxiliar o professor titular em sala de aula.
* Atuar como auxiliar esclarecendo dúvidas, propondo exercícios e ministrando alguns temas.
* Incentivar o uso de novas tecnologias e ferramentas não só nas aulas de informática como também em outras disciplinas.
* Incentivar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.


4.Justificativa

Sempre desejei que o meu computador fosse tão fácil de usar como o meu telefone. O meu desejo realizou-se. Já não sei usar o meu telefone.
(BjarneStroustrup)

Conforme a citação de Stroustrup,percebemos que atualmente a estrutura computacional esta cada vez mais presente em nosso meio e não apenas na forma de um computador. Hoje muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos jápossuem seus próprios microcomputadores para interação com o usuário, onde através dessa interação o mesmo poderá acessar e programar todas as funções disponíveis no aparelho.
Podemos perceber então que o ensino da informática nas escolas, antes vista como uma disciplina optativa, hoje é uma necessidade. Vivemos em uma sociedade onde para se estar bem inserido não basta mais apenas saber ler,escrever e compreender o que foi lido, também é necessário dominar conhecimentos acerca das novas tecnologias computacionais, suas teorias e práticas.
O analfabetismo digital é uma realidade e um grande fator de exclusão social. Existem políticas governamentais e privadas cujo objetivo é “garantir os meios e a capacitação para acessar, utilizar, produzir e distribuir informações e conhecimentos...
tracking img