Estagio tecnico em quimica tratamento de agua e esgoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química Orgânica

Reações Orgânicas
Desidratação
Esterificação
Saponificação
TransterificaçãoEsterificação

Lipídios são ésteres de ácidos graxos e alcoóis.
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa.
E a reaçãode formação de um lipídeo é conhecida como esterificação:

A reação de esterificação é muito importante pois : ocorre no seu organismo
O lipídeo pode estar na forma de gordura ou de óleo. Adiferença é que a gordura possui cadeia carbônica saturada e é sólida enquanto o óleo é líquido e apresenta cadeia carbônica insaturada.
A gordura pode ser transformada em óleo e o óleo em gordura.Quando se aquece a gordura, ela sofre desidrogenação(saída de átomos de hidrogênio), insaturando a cadeia carbônica e transformando-se em óleo. Para transformar óleo em gordura, basta hidrogenar acadeia carbônica (por exemplo: margarina, gordura vegetal hidrogenada).


Transesterificação

Transesterificação é uma reação química entre um éster e um álcool da qual resulta umnovo éster e um álcool .


A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel. O processo inicia-se juntando o óleo vegetal com um álcool (metanol, etanol,propanol, butanol) e catalisadores (que podem ser ácidos, básicos ou enzimáticos). Para o exemplo mais comumente empregado, utilizando-se do metanol, tem-se:

Nesse processo, obtém-se um éster metílicode ácido graxo e glicerina como subproduto, que é removida por decantação. O éster metílico de ácido graxo formado possui uma viscosidade menor que o triacilglicerol utilizado como matéria-prima.
Aglicerina formada é usada por indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de explosivos. O preço da glicerina era alto quando começou-se a produzir biodiesel em grande quantidade (por volta de 2002),...
tracking img