Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduação em Administração

Aluna: Keyla Paula de Menezes
    
Prof.(a). Supervisor (a): Luiz Carlos do Nascimento

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 
 
 

 
 

Betim
2011
  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduação em Administração

 
Aluna: Keyla Paula de Menezes
    
Prof.(a).Supervisor (a): Luiz Carlos do Nascimento


Relatório apresentado á disciplina de estágio supervisionado como requisito parcial para aprovação no referido conteúdo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 
 
 

Belo Horizonte
2011

1. INTRODUÇÃO:

A educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Portanto éimportante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras.

Antigamente, a promoção de saúde bucal em escolas (BELLINI, 1991; PINTO, 2000)restringia-se apenas a ações com caráter de campanha, portanto eram esporádicas e descontínuas. Porém, com o passar do tempo desenvolveu-se a associação de métodos preventivos, combinando diferentes ações programáticas periódicas de caráter preventivo e educativo a fim de controlar e/ou reduzir o nível de doenças bucais que afetam uma dada população (PAULETO; PEREIRA; CYRINO, 2004).

Aos seis esete anos de idade, com a entrada da criança na escola, tem início o chamado período de socialização. A escola, ambiente afetivamente neutro a seu respeito, tem um significado muito grande em função do desenvolvimento da sociabilidade. A escola e o ensino atendem a curiosidade da criança. Sua necessidade de realização e o desejo de firmar independência evidenciam a primeira forma deresponsabilidade (TOLEDO, O A.; BEZERRA, A. C. B, 1996).

A educação em saúde na escola não visa a manipulação do comportamento das crianças desvinculadas dos conhecimentos de saúde mas ajudar a cada aluno compreender a si próprio como um ser físico, mental e social. A escola oferece um ambiente que favorece o aprendizado, permite o reforço dos conteúdos a longo tempo e a utilização de diferentes estratégiasde ensino (ABEGG, CALÍDE, 1999).

A educação é um instrumento de transformação social, não só a educação formal, mas toda ação educativa que propicie a reformulação de hábitos, aceitação de novos valores e que estimule a criatividade (WANDERLEY, MARCIA TUROLLA; NOSÉ, CARLA CRISTINA; CORRÊA, MARIA SALETE NAHÁS P., 1999).

O estágio vem possibilitar aos graduandos desenvolverem habilidades paralidar com pacientes infantis, uma vez que mantém contato direto com as crianças e essas visitas freqüentes nas Escolas é de grande importância para concretizar o aprendizado, pois estas crianças estão em fase de aprendizado, isto é, em idade propícia para Incorporar as práticas de prevenção e hábitos de higiene bucal e corporal nas atividades diárias.

2. OBJETIVOS:

A disciplina de estágiosupervisionado I em odontologia foi criada para acontecer em escolas e entidades parceiras localizadas na região onde se encontra o curso de odontologia do Centro Universitário Newton Paiva, tendo como objetivo desenvolver preceitos de saúde, educação e cidadania, buscando a melhor metodologia para aplicá-la a ambiente escolhido.

A definição das atividades a serem desenvolvidas ocorre em formade um planejamento, a ser apresentado ao professor (a) orientador até a segunda semana do estágio, contendo as principais atividades que serão realizadas ao longo do estágio. Este planejamento deve abordar temas de conhecimento dos estudantes.
A avaliação será realizada pelo (a) professor (a) supervisor (a) averiguando o desempenho dos alunos perante o planejamento, desempenho no trabalho,...
tracking img