Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos de forma total o resultado obtido durante a realização da disciplina Estágio supervisionado II, que foi realizada na escola de ensino fundamental Neutel Maia, localizada no Bosque.
Durante o estágio trabalhamos com a regência em sala de aula. O que proporciona ao acadêmico uma melhor compreensão do universo escolar. As nossas aulas foram ministradas nas 8ªe 9º ano nas turmas “E”.
Ao realizarmos nossas atividades na escola Neutel Maia tivemos a preocupação de não fazer alterações desagradáveis no ambiente escolar. Além disso, procuramos auxiliar dentro de nossas possibilidades aqueles que nos pediram ajuda no que se referia ao assunto da aula.
Ressaltam-se algumas considerações que devem ser citadas a respeito de nossas regências, as quais foramdesenvolvidas através de metodologia simples, porém eficazes.
A seguir descreveremos informações que consideramos relevantes na realização deste trabalho.

Identificação da Escola

A escola de Ensino Fundamental Neutel Maia, localizada na Avenida Nações Unidas, 1075, Bosque, possui quarenta e dois professores, um Diretor, cinco coordenadores pedagógicos e um de ensino. Além disso, compõem-se denovecentos e trinta e seis alunos matriculados e de catorze salas de aulas, onde duas delas, 8º B e 6º D, atendem alunos com deficiências especiais.

HISTORICO

1ª Fase ( Decreto de Criação nº. 42, de 13 de abril de 1957 )

Inauguração como Grupo Escolar Neutel Maia em 30 de abril de 1957época em que Juscelino Kubitschek de Oliveira era Presidente da Republica, Valério Caldas de Magalhães, governador e Padre Cristóvão Freire Armando diretor do Departamento de Educação e Cultura. Sua primeira diretora foi a professora Maria José Lopes Namen.
Até o ano de 1977 a clientela era apenas de 1ª a 4ª série. Em 1978 passou atender alunos de 5ª série e nos anosseguintes ampliaram seu atendimento as demais séries do Ensino de 1º grau.
A partir de 1986 passou a oferecer o Ensino de 2º grau através do Curso de Formação Integral fundamentado na Lei 7.004/82 e regulamentado através da Resolução nº 51/89 do Conselho Estadual de Educação e Portaria nº 366/89 da Secretaria de Educação. O Curso de Formação Integral funcionava no 2ºturno e a partir do ano de 1989 foi oferecido no horário noturno.

Estrutura Física do Prédio

No início do prédio era composto apenas de um bloco com 12 salas de aula, 01 diretoria , 01 salão para recepções 02 corredores e 06 banheiros, sendo 03 femininos e 03 masculinos.
Fora do prédio havia um pequeno depositopara gêneros alimentícios e materiais de cantina fornecidos pela CNAE ( Campanha Nacional de alimentação Escolar) órgão federal responsável pela manutenção da merenda dos alunos. A cozinha conjugada ao pequeno deposito não possuía água encanada nem fogão semi-idustrial.
Em 1980 houve ampliação da estrutura física. Foi construído o 2º bloco com 06 salas de aula e01 cantina, e os banheiros foram reformados.


Qualificação dos Professores

Os primeiros professores tinham formação diversificada. Parte deles era formada pela Escola Normal “Loureço Filho “ ( Normalistas) e o restante não tinha formação específicas ( professores leigos ).Com o advento da Universidade Federal do Acre na década de 70 os professores tiveram a oportunidade de cursar o nível superior melhorando com isso a qualificação de alguns.

Situação Financeira

Até o ano de 1997 a escola dependia financeiramente da Secretaria de Educação.
A parte de...
tracking img