Estagio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
PEDAGOGIA

ANDREA CARLOS DIAS -

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA

Ibaiti-PR
2009

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
PEDAGOGIA

ANDREA CARLOS DIAS -

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA

Trabalho apresentado àdisciplina de Estágio Supervisionado Docência, no Curso Pedagogia ä Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Professora: Luciana Rosenau
Tutor Local: Benedita Izabel de Jesus Gonçalves.
Centro Associado de Ibaiti.

Ibaiti - PR
2009
sumário

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................
2. CARACTERISTICAS DAINSTITUIÇÃO E DA TURMA ESTAGIADA ...........
3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA ..
3.1 DESCRIÇÃO DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS .....................................
3.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE DOCÊNCIA REALIZADAS (SE HOUVER)
4 ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA ..........
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE 1 – PLANOS DEAULA...............................................

1. INTRODUÇÃO

O presente estágio supervisionado em Docência foi realizado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no 1º Ano (09 anos) na Escola Municipal Leônidas Ferreira de Melo, tendo como objetivo a buscada experiência e compreender como o Docente desenvolve a aula no dia a dia escolar.
O estágio possibilidade a observação do cotidiano da sala deaula, como realmente um docente age na prática, na articulação e no desenvolvimento dos conteúdos a ser trabalhados, a interação com as crianças e para que isso aconteça o professor docente tem que ser criativo e dinâmico, tanto em sua perspectiva em relação ao aprendizado de seus alunos quanto na motivação para ensinar.
Segundo Pimenta e Lima (2004), quando apresentam as concepções sobre estágio,pois acreditamos que estas são os alicerces que irão sustentar todo o processo de construção da prática docente. Por isso, necessitamos refletir com os alunos sobre o que estamos aprendendo e o que estamos ensinando, pois assim temos a oportunidade de pensar o estágio como um espaço de investigação para o docente e o futuro professor, fazendo de nós profissionais intelectuais críticos e reflexivos(PIMENTA e LIMA, 2004)
O estágio em docência surgiu a partir do desenvolvido durante a disciplina de Estágio Supervisionado, onde atuamos como professores estagiários.
Tivemos como objetivos gerais questionar a realidade através da observação participativa, na coleta e análise de dados, na permanentemente no campo de estágio, atrelando os conceitos teóricos estudados no curso. Na disciplinaPesquisa e prática profissional: materiais didáticos nos preocuparam em discutir o que vem a ser o estágio; qual sua concepção, segundo a literatura e a teoria estudada.
O objetivo específico é relatar nossa experiência no acompanhamento dos alunos durante o período de estágio, e o que nos enfatizou na formação de um professor, o que nos complementa como acadêmicos de Pedagogia.
Como justificativa éa oportunidade através do estágio o acompanhamento do cotidiano do docente, as experiências pedagógicas vivenciadas na escola, dando sentido na prática do estágio, favorecendo a vivência e promovendo o conhecimento no desenvolvimento profissional, tanto na teoria quanto na prática, adquiridos pelos alunos-estagiários.
O Estágio Supervisionado em Docência tem uma carga horária a ser cumprida de40 (quarenta) horas, distribuída em:
1 -Aulas teóricas (2h horas/aulas) As aulas teóricas foram ministradas pelo professor da disciplina de estágio onde os alunos assistiram as tele aulas no Pólo de Ibaiti/PR.
2 - A localização da Instituição escolhida para estagiar e a solicitação de autorização para a realização do estágio distribuída em 04 (quatro) horas.
3 - Após a autorização do...
tracking img