Estagio supervisionado i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Gestão de Pessoas 4
2. Treinamento e Desenvolvimento 6
3. Avaliação de Desempenho 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas é o conjunto de esforços que tem por objetivos: planejar, organizar, dirigir, ou liderar; coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum. A gestão de pessoassurgiu como solução para as demandas de excelência profissional. (ARAÚJO E GARCIA 2009).
As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima organizacional favorável que conduz a resultados, incluindo resultados nos negócios ou qualquer que seja a atividade fim da organização.
A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predominanas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes. (CHIAVENATO,2010 P.8).

É uma área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.É o conjunto de forças humanas voltadas para as atividades produtivas, gerenciais e estratégicas dentro de um ambiente organizacional.
Empresas são feitas de pessoas para pessoas. A pedrafundamental da gestão de pessoas está na contribuição conceitual e pratica para uma vida humana mais saudável e com resultados legítimos de produtividade, qualidade e desenvolvimento e competividade sustentável. A gestão de pessoas analisada pelos enfoques comportamental e administrativo relaciona-se com os mais variados espaços organizacionais. (FRANÇA, 2010, P.3)
No entendimento dos autores, éperceptível que não há discrepância em relação ao que eles entendem sobre o que trata a Gestão de Pessoas. Fica claro, que as organizações têm desenvolvido suas politicas humanas, no sentido de transformar o seu maior capital em fonte constante de resultados positivos, tendo em vista o fato de que cada vez mais, tem se notado que os Departamentos de Recursos Humanos programam formas de desenvolveras pessoas, visando sempre o aprimoramento profissional, levando-se em conta a qualidade de vida dos indivíduos, de forma que possam gerar lucros para as empresas.
O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. (CHIAVENATO,2010).
É uma área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.
O gestor de pessoas deve estar atento aos muitos processos de comunicação na organização, pois sabe que hoje, mais do que em passado recente, os canais quase que se multiplicaram considerando-seos dez anos passados. Ademais se a ação for rápida, a chamada instabilidade dos processos de comunicação estará reduzida a um número não tão significativo. (ARAÚJO E GARCIA 2009).
Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca. Crescer na vida e ser bem sucedido depende de crescer dentro dasorganizações. (CHIAVENATO, 2010)
Aqui, os autores entendem que um dos fatores principais para desenvolver as pessoas, passa por um canal muito importante, a comunicação. Através deste canal, as informações são passadas e assimiladas por todos, dando aos programas de gestão, a dinâmica necessária para surtir o efeito esperado pelos gestores.
Para o autor, o objetivo da gestão de pessoas, é tornar...
tracking img