Estagio supervisionado i na unidade basica de saude do junco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM

Fca. Wládia Raquel Sabóia Chaves
Jacqueline Vieira de Sousa

ESTUDO DE CASO: Modelo Calgary de Avaliação familiar da Unidade Básica de Saúde

SOBRAL
2011

INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, a família tem passado por diversas mudanças as pessoas que atingiram a idade senil precisam manter um padrãoque favoreça às suas expectativas de uma vida melhor e de qualidade , garantida através de uma assistência voltada para suas necessidades mais urgentes, mas que possa favorecer prevenção de agravos á saúde. Para tanto, é necessário criar condições favoráveis ao desenvolvimento de ações que busquem fazer desse momento um momento pleno de consolidação das etapas de toda uma vida.
Conforme Elsen(2004), a família é dinâmica, tem sua própria identidade; é composta por integrantes unidos por laços consangüíneos, de interesse ou afetividade, que convivem por um espaço de tempo, e constroem uma história de vida. Seus membros criam e transmitem valores, conhecimentos e práticas de saúde, têm responsabilidades e direitos; estabelecem objetivos de vida, e interagem entre si e com o mundo externo emdiferentes níveis de aproximação. Ainda, segundo essa autora, o núcleo familiar convive em um contexto físico, cultural e político, influenciando e sendo influenciado por esse.

O crescimento populacional no mundo todo e o envelhecimento da população podem ser observados a partir da transição demográfica, com o estreitamento da base da pirâmide populacional e alargamento do ápice (FONSECA &RIZZOTTO, 2008). Esta alteração demográfica, demanda da Enfermagem uma assistência ao idoso e às famílias envolvendo um conhecimento teórico e prático.

Desta forma, ao considerarmos a família como membros que se interrelacionam, a presença de um idoso dependente pode ser percebido de diferentes maneiras pelos seus integrantes, dependendo da cultura familiar (SILVA; GALERA; MORENO, 2007).Portanto, é importante que os profissionais da saúde ao proporem os cuidados ao idoso, levem em consideração a estrutura e cultura da família e idoso. Nesse sentido, o Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção da Família (MCAIF) que consiste em três categorias principal: estrutural, funcional e de desenvolvimento emerge como, podem ser um referencial importante no cuidado da família. O MCAF/MCIF foielaborado por Enfermeiras e tem como foco, a família em seu conjunto, partindo do pressuposto de que a família é um sistema, em que os integrantes se interrelacionam e, estes, possuem vínculos e compromissos indicando obrigações futuras, além da proteção entre seus membros (WRIGHT & LEAHEY, 2002).
Baseado nesse contexto buscamos inserir nesse estudo de caso o Modelo Calgary de Avaliaçãofamiliar, através da assistência prestada, pelo cliente índice de cuidado para HAS.

2. OBJETIVOS

2.1 Geral
Realizar acompanhamento a pessoa idosa e hipertensa da Unidade de Saúde Dr. Estevam do bairro Junco com o intuito de desenvolver visitas domiciliares semanais com o propósito prestar assistência de enfermagem. Esse acompanhamento envolve o desempenho de atividades práticas e de conhecimentoteórico.

2.2 Específicos
Traçar estratégias de cuidado a pessoa idosa e hipertensa ;
Analisar, através do trabalho realizado por profissionais da Unidade básica de Saúde, as condições reais da assistência prestada ao idoso hipertenso e com isso adquirir a experiência necessária para o desenvolvimento de uma visão crítica relacionada a essa assistência;
Construir um plano de cuidadosque auxiliem durante esse acompanhamento, e colocar em prática o processo de enfermagem;
Realizar orientações semanais sobre os diversificados aspectos que envolvam o processo de saúde-doença do idoso hipertenso acompanhado.


4. METODOLOGIA
4.1 Tipo de Abordagem de Estudo
Pesquisa qualitativa de estudo de caso descritivo abordando o cuidado com idoso hipertenso na UBS do bairro...
tracking img