estagio supervisionado magisterio/normal de ensino médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
MARIA JOSÉ BEZERRA SENA – RU – 665390
















ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL
UTA – EDUCAÇÃO ESPECIAL





















RIO BRANCO
2013
1. INTRODUÇÃO

O presente estágio está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades educativas especiaisno contexto do ensino regular. O mesmo foi realizado na Escola Georgete Heluan Kalume, nos dias 10, 11, 12, 13 de agosto de 2009, pela aluna, MARIA JOSÉ BEZERRA SENA.
O objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas deeducação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.
Construir uma escola voltada para atender a todos com qualidade implica, necessariamente, emconsiderar as diferenças humanas dentro deste contexto, reconhecendo a inadequação dos referenciais - culturais, étnicos, científicos, religiosos - que julgam como "mais corretos" ou "verdadeiros" determinado conjunto de conhecimentos, formas de ser, sentir ou agir.
A escola hoje, requer medidas de flexibilização e dinamização do currículo, que possibilitem o pleno desenvolvimento de todos os educandos,inclusive aqueles que apresentam diferenças provenientes de deficiências. Palavras como: inclusão social, escolas inclusivas, atendimento educacional especializado, sala de recursos, etc., circulam cada vez mais entre nós e, faz-se necessário, principalmente aos profissionais ligados a educação, compreender tais conceitos bem como as implicações que deles se derivam.
Refletir sobre o processoeducativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.
Esta disciplina visa propiciar ao aluno a compreensão do momento que vivemos e, em especial o que hoje tem se constituído para atender as pessoas com deficiência na rede comum de ensino. Tem por objetivo aproximar os alunos da realidadeenfrentada pelas pessoas com deficiência intelectual e por suas famílias, bem com os serviços oferecidos para tais pessoas.

Os itens que serão trabalhados dentro do relatório são: CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO, CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA, CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA, CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO, DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃOESPECIAL.
























2. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO
2.1 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA
A observação foi feita na Escola Georgete Heluan Kalume, que se localiza na Avenida Epaminondas Jácome, 1336, Bairro Cadeia Velha, Rio Branco-AC.
A escola funciona com 24 (vinte e quatro) funcionários durante dois turnos e para este funcionamento a mesma dispõe de 1(uma) pedagoga, 1 (uma) diretora formada em matemática e pedagogia, 1(um) vice-diretor e diretor administrativo formado em pedagogia, 3 (três) secretárias, sendo que uma é secretaria administrativa, 3 (três) auxiliares de serviços gerais que também atendem na lanchonete, 3 (três) vigias, 12 (doze) professores. Seus educadores todos possuem o curso técnico de magistério, alguns estão cursandopedagogia. Mas, ambos habilitados para exercerem suas funções. Atende sua clientela em modalidade: Educação Infantil de 1(um) ano e 6 (seis) meses a 5 (cinco) anos e Ensino Fundamental (1ª à 4ª série).
Seu horário de funcionamento: manhã das 07h30min às 11h30min, tarde das 14h00min ás 18h00min.
2.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA
A professora titular atua há seis anos e sua formação é...
tracking img