Estagio supervisionado- docencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PÓLO CABECEIRAS

Nome do aluno

PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

PROCESSO E REGISTRO

2011

PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROCESSO E REGISTRO

2011

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Caracterização Geral Da Escola 5

3. O PreparoPara a Docência 6

3.1 Análise das Condições Vivenciadas A Sala de Aula 7

3.2 Levantamento dos Conhecimentos Prévios dos Alunos 9

3.3 Fundamentações Teóricas 10

3.4 Organização das Aulas 11

4. Diário de Bordo 12

4.1 Relatórios Diários 12

5. Considerações Finais 16

Referências

Apêndices

1. INTRODUÇÃO

 O estágio desenvolveu–se dentro dos objetivos geraisda escola que era proporcionar a formação básica do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social; oportunizar a formação crítica para o exercício da cidadania e favorecer a integração família – escola –comunidade. Para a pedagogia a proposta pedagógica da escola, no âmbito geral, era propiciar ao aluno reconhecer-se como um todo num desenvolvimento mental e harmônico,desenvolver a imaginação criadora e aprimorar a sociabilidade. Nas atividades propostas durante o estágio buscou-se sempre desenvolver e alcançar os objetivos acima citados, porém acrescentou-se, devido à necessidade observada, a questão da melhoria da socialização entre os gêneros.

As aulas foram espaços interativos onde as atividades e brincadeiras permitiram que as crianças tivessemliberdade para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada por entusiasmo e precipitação, porém, pouca capacidade de concentração devido à grande necessidade quantitativa de movimento. As aulas foram ministradas para as turmas de pré – escolar. Os conteúdos abordados durante o estágio foram: Alfabeto, Vogais, Números, Coordenação motora e outros.Tratando-se da educação pré – escolar, segundo Borges (1998) esta visa a criação de condições para satisfazer as necessidades básicas da criança, oferecendo-lhe um clima de bem-estar físico, afetivo – social e intelectual, mediante a proposição de atividades lúdicas, que promovam a curiosidade e a espontaneidade, estimulando novas descobertas e o estabelecimento de novas relações, a partir doque já se conhece.

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA

Para a realização do estágio supervisionada de iniciação à docência e docência, escolhi a Escola Municipal Laís Inácio Ferreira está localizada á Avenida Perimetral, s/n, Setor Enis Machado, em Cabeceiras - GO, com o CNPJ 01.740.430/0001-02, ministrando a Educação Infantil para crianças de 04 e 05 anos e Ensino Fundamental de 1ºao 5º ano. O prédio foi construído de alvenaria com reboco, laje de cimento, telha de barro plan e piso de cerâmica. Possui como dependências:
▪ Ambiente administrativo 01;
▪ Salas de aulas 06;
▪ Sala de leitura 01;
▪ Sala de informática 01;
▪ Pátio coberto 01;
▪ Ambiente de serviços gerais 01;
▪ Horta 01;
O padrão da rede elétrica é monofásico e ailuminação externa é com lâmpada incandescente. O abastecimento de água é feito através do poço artesiano próprio e da rede pública.
A construção dessa escola teve como objetivo atender a demanda de crianças no Ensino Fundamental e Educação Infantil do Setor Enis Machado e setores vizinhos.
Quanto ao número de alunos, por turma, está de acordo com o artigo 34 da Lei Estadual Complementar n.ºde28/12/1998.
• 20 alunos na Educação Infantil;
• 25 alunos nos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental;
• 30 alunos nos 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A Unidade Escolar conta com uma equipe técnica-administrativo- pedagógica responsável pela educação infantil e ensino fundamental, constituída pelo diretor, secretário, coordenador, professores e auxiliares. As diretrizes...
tracking img