Estagio supervisionado de pratica de ensino na educacao infantil i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estágio Supervisionado De Prática do Ensino na Educação Infantil I
sob a orientação da Profa Lais Helena Malaco




































ÍNDICE.

1. INTRODUÇÃO........................................................................03

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA...............................................04

3. FICHA DE OBSERVAÇÃODO MATERNAL.................................



































INTRODUÇÃO.

O estágio na maioria das vezes é o primeiro contato com o futuro educador com a realidade escolar, proporcionando a oportunidade de compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida, durante osestágio supervisionado é possível a aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos que são obtidos durante o curso.

A observação é fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência para atuar com os educandos. A Educação e principalmente a Educação Infantil, não deve ser responsabilidade somente da escola, deve ser compartilhada com a família. Há também, uma série de aspectos evalores que devem ser trabalhados desde a mais tenra infância, tais como cooperação, responsabilidade, aceitação do diferente, autonomia pessoal, etc..., para que as crianças se tornem adultos conscientes de seus direitos e deveres e integrados na sociedade que está cada vez mais exigente e avançada tecnologicamente.

Necessitamos também de uma Educação para a paz que comece já na primeira infância. AEducação Infantil, torna-se, então, uma etapa imprescindível para a aprendizagem de valores, incluindo valores de acordo com uma cultura de paz, como o respeito, a cooperação, a igualdade, a ternura, autonomia, justiça e a solução de conflitos de forma pacífica, e também um espaço para brincar e ser feliz.

Essa etapa educativa tão importante e marcante na vida de nossas crianças, exige queseja atendida por profissionais com a devida formação, instrumentalização e paixão pelo trabalho que realizam.













Caracterização da escola:

A escola é um lugar encantador, por isso o nome Vale Encantado. Na escola há um espaço amplo, para as crianças alem de estudar, conseguir brincar.

Essa escola que fica situada na Rua Dr. Paulo Ferraz da Costa Aguiar, é uma escolaParticular, onde todas as crianças, sem exceção, são muito bem tratadas.

Na escola existe uma quadra, 1 tanque de areia enorme, um parquinho, cujo os brinquedos são apropriados, uma hortinha, onde nela contem plantinhas plantadas pelos próprios alunos, tartaruga e muitos passarinho, este espaço é o Cantinho da Natureza.

O que mais me chamou a atenção é a organização, e os horários que elesseguem. A escola é muito bem organizada. Em cada sala de aula, há uma espécie de varal, onde o prendedor tem o nome de cada criança, e a Professora coloca a atividade feita neste varal. Cada dia a professora sorteia uma ajudante, onde ele pega o material que a professora utilizara em sala de aula.

As salas de aula do maternal, contem 8 a 10 alunos no máximo. No pré, contem de 10 a 15 alunos porsala de aula. Nas salas há muitos enfeites, na parede tem o alfabeto grudado e os numerais também.

As professoras são todas formadas, e todas com seus jalecos, cada um com o seu respectivo nome.

O pátio é um lugar bem conservado e arejado, onde as crianças adoram correr. Na brinquedoteca há muitos brinquedos educativos, onde as crianças fazem diversas atividades.











CentroUniversitário FIEO - UNIFIEO

















Observação e registro das atividades feitas no maternal.





















1º dia.

Professora: Maria do Socorro de S. Gomes

Data: 20/09/2010

Hora: 12h00 mim até as 17h00.

Alunos presentes: 08.

Descrição da atividade observada:

Na hora em que eu cheguei na escola, as crianças estavam...
tracking img