estagio superviosionado de licenciatura en biologia

9441 palavras 38 páginas
1. INTRODUÇÃO:

Este relatório descreve as atividades do estágio curricular supervisionado lll que, tem como objetivo contribuir para a prática docente do licenciando, e fazer com que ele participe da realidade escolar tornando-o apto a ministrar aulas numa instituição de ensino.
As atividades de observação, participação e as regências no estágio, contribuem para o conhecimento de como está sendo tratado à disciplina de Ciências Biológicas em sala de aula. Além disso, o estagiário deve analisar o trabalho que o professor desenvolve e como este organiza a seqüência de conteúdos integrando os tópicos abordados com outras disciplinas curriculares. As atividades complementares contribuem para que os futuros professores tenham noções de como abordar os conteúdos programáticos no decorrer do ano letivo e como aplicar as atividades na unidade escolar.
Sendo elas: Análise dos PCNs para o Ensino Médio; análise de livros didáticos para o ensino de Biologia; Planejamento para o projeto de regência; pesquisa na escola, que tem como objetivo verificar as Concepções sobre temas de Biologia no Ensino Médio (1° ao 3°); participação em minicurso de aspectos básicos de imunologia; Elaboração de projeto no Instituto Butantan como estratégia pedagógica para o ensino Biologia; Elaboração do material didático para o ensino de Bilogia; A Biologia e seu contexto; Mapas conceituais e aprendizagem significativa.

2. Estágio de Observação
O estágio foi realizado na escola EE. BOM PASTOR 2, onde, foi observada a realidade escolar no Ensino Médio, a minha participação e também as regências aplicadas nas salas de aulas na unidade escolar, que se localiza na Avenida PALMIRA ROSSI nº110, Recreio São Jorge, no município de Guarulhos, CEP 07144-170, fundada em 12/02/2008, telefone 2279-4043 pertencente à Diretoria Regional de Ensino Guarulhos – norte.

2.1 O Ambiente Escolar

A escola ministra somente, as aulas para as séries 7ª, 8ª do

Relacionados