Estagio rh uninove

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Comunicação e cultura

A comunicação, para os agrupamentos humanos, é tão importante quanto o sistema nervoso para o corpo. Através dessa complexa rede que perpassa todos os outros sistemas (circulatório, digestivo, reprodutor etc.), o corpo ganha vida. Sem o sistema nervoso, um corpo não se locomove, não se alimenta e não canta. Sem a comunicação, todas as relações que se estabelecem entreas pessoas e os diversos grupos humanos seriam impossíveis, sejam relações comerciais, de trabalho ou afetivas. Desde a simples compra e venda, até a regência de uma orquestra. É difícil definir a comunicação, principalmente na atualidade, com a evolução tecnológica que vem propiciando enormes e variadas formas de comunicação. Objetivamente, é possível defini-la como troca de mensagens, deliberadasou não, entre sujeitos: pessoa x pessoa (mediada ou não por maquina: TV, computador), ou ainda, pessoa x animal etc. Mas será que a troca de mensagens garante a comunicação? A origem etimológica da palavra comunicação é tornar comum, ou seja, se uma pessoa consegue fazer com que sua idéia seja captada e compreendida por outra(s) pessoa(s), nesse momento ocorreria o fenômeno da comunicação. Eisso, sabe-se, é bem difícil.
A comunicação pode ser verbal quando é feita através de palavras: linguagem oral ou escrita, ou não verbal quando as mensagens são transmitidas através de gestos, do tom de voz, do olhar, da maneira de vestir etc. Além disso, é possível usar desenhos (sinais), imagens, sons (músicas, código Morse) etc.
A importância e a riqueza de formas são aspectos mais conhecidossobre a comunicação. Um outro aspecto menos abordado no cotidiano é sua profunda relação com a cultura. A comunicação é o reflexo da cultura humana, ao mesmo tempo em que possibilita a sua construção e disseminação. A cultura de um povo abrange seus valores, costumes, hábitos, crenças etc. Ela é expressa através de:
Sua linguagem oral -> compreende a língua oficial (Língua Portuguesa, porexemplo) e as expressões idiomáticas, as gírias etc.;
Sua linguagem escrita -> mesmo usando a Língua oficial, há uma diferença entre a maneira que o povo fala e escreve: foram criadas regras específicas para linguagem escrita, visando facilitar sua compreensão, uma vez que ela se eterniza e o autor da mensagem não: as normas e a permanência da escrita possibilitaram a criação do estilo próprio, daleitura de cada povo;
Seus símbolos - o Hino Nacional, a Bandeira, os heróis e outros sinais usados no cotidiano; por exemplo: aliança de casamento (compromisso); vestir-se de preto no velório (respeito, afeição, dor); mandar flores (paixão, admiração, agradecimento, carinho) etc.
Apesar de haver semelhanças culturais entre vários povos, valores, ou Língua em comum (como é o caso de Brasil ePortugal), há especificidades na maneira de ser ou de falar que os distinguem a garantem sua identidade cultural. É também por causa das particularidades que ocorrem os choques culturais. Por exemplo: tirar ar do estomago após a refeição, habito comum nos países árabes, significa satisfação e funciona como agradecimento para os anfitriões. No Brasil, e nos países de cultura semelhante, o mesmo ato éconsiderado falta de educação e causa grande desagrado.

1.1 Linguagem e Signo

A linguagem, construção social da humanidade através dos tempos, é o instrumento usado para comunicação. Ela é histórica, ou seja, está em constante transformação. Os fatos marcantes, as descobertas científicas, o uso de novas tecnologias vão alterando a linguagem. Existem várias linguagens: oral, escrita, científica etc.A linguagem musical, por exemplo, é composta de sinais gráficos, claves, marcações de ritmo. A convenção e a socialização das regras de combinação desses elementos permitem que uma pessoa escreva uma melodia e outra tenha condições de compreendê-la.
A linguagem pode ser definida como: repertório de signos com regras para combiná-los. O signo, por sua vez, è qualquer coisa que faz referência a...
tracking img