Estagio na pre escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO COM PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL:
UMA ABORDAGEM SÓCIO- AMBIENTAL
Catiane dos Santos Nunes[1][1]
Eva Lizety Ribes[2][2]
Patricia Pereira da Silva[3][3]
Patrícia Regina de Freitas Guimarães[4][4]
 
Resumo: Este artigo é fruto do trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2000 por três professoras da rede municipal de ensino que atuam na Educação Infantil com crianças de trêsanos e meio a cinco anos de idade. Todas as atividades realizadas com as turmas ocorreram através de projetos de trabalho, ou seja, partindo dos interesses e necessidades dos grupos em questão pois julgamos que, quando os "fazeres" da sala de aula partem daquilo que realmente está chamando a atenção da criança, as atividades tornam-se mais significativas. Também entendemos que, quando se consideraos desejos e as curiosidades infantis, estamos abordando as questões sócio-ambientais presentes no cotidiano dos/as alunos/as, ampliando o universo de significações a partir da realidade que estão vivenciando , articulando a escola com a vida.
Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Ambiental; Projetos de Trabalho.
 
Refletindo acerca de nossas experiências como professoras de educaçãoinfantil, resolvemos socializar com as demais profissionais[5][5] o trabalho que procuramos desenvolver com nossos/as alunos/as durante o ano letivo de 2000. No intuito de expandir o diálogo estabelecido apenas entre nós, trazemos esse relato, pois acreditamos que os momentos de conversas/trocas entre as professoras são de grande valia para as ações pedagógicas.
Em meados do mês de abril,assumimos em uma escola municipal as turmas de educação infantil em que atuamos durante o ano letivo de 2000. O trabalho ocorreu com crianças de três anos e meio a cinco compondo as seguintes turmas com os respectivos números de alunos/as: “Maternal C”/19, “Maternal D”/17 e “Jardim A”/18 crianças.
A proposta pedagógica que desenvolvemos com essas turmas contemplou os
projetosde trabalho. Cabe informar que nossa primeira experiência com projetos foi durante a conclusão do Curso de Pedagogia, na disciplina Práticas de Ensino em Pré- escola/estágio. Percebíamos, como estagiárias, o entusiasmo e a participação das crianças, sempre querendo saber, questionar, construir “junto/coletivamente”, sem deixar de respeitar a individualidade de cada uma, mostrando-nos o quanto eraprazeroso estar na escola, desejar, planejar e realizar. Isso porque, essa é uma proposta que parte do cotidiano, das vivências infantis.
Considerando essa prática que foi tão significativa para nós, resolvemos continuar trabalhando dentro dessa concepção de ensino, na nossa "vida profissional", procurando mostrar que o “momento do estágio da graduação” não foi uma ocasião “fora darealidade” mas sim diferente da maneira convencional (ensino tradicional) de conduzir as aulas.
Julgamos importante deixar claro que tudo aquilo que aprendemos na graduação, foi válido e continua sendo, na medida em que, a cada dia, vamos dando continuidade a nossa formação pedagógica através de leituras, estudos, cursos, trocas de experiências, concebendo a passagem pela Universidade como ummomento de aprender a aprender- procurar as respostas, levantar questionamentos.
É preciso desacomodar-se, buscar o "inédito viável" proposto por Paulo Freire, ou seja, uma educação possível de ser concretizada, cheia de significados para todos os envolvidos no processo educativo. Porém, "desacomodar" não é fácil, muito tem que se "lutar " para isso, começando por nós mesmos, pelo nosso própriofazer pedagógico.
A educação ambiental (EA) traz para a escola esse "universo de significações", pois irá mexer com questões presentes no cotidiano, na vida, com as relações estabelecidas entre os seres vivos e desses com a natureza. Porém, só encontrará espaço a partir do momento em que a professora buscar outras alternativas, saindo da mesmice do ensino tradicional.
Trabalhar...
tracking img