Estagio na igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - RIO CLARO

PEDAGOGIA

ANA PAULA PEDRO GONÇALVES COELHO

A PEDAGOGIA DOS PROJETOS, ALÉM DA ESCOLA

Rio Claro 2009

ANA PAULA PEDRO GONÇALVES COELHO

A PEDAGOGIA DOS PROJETOS, ALÉM DA ESCOLA

Orientador: Romualdo Dias

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Biociências daUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Câmpus de Rio Claro, como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciado em pedagogia.

Rio Claro 2009

Dedico este trabalho a minha família, em especial: A minha avó Benedita Ap. Pedro com amor e saudades. A minha mãe Raquel P. Ribeiro com amor. A meu pai Amélio Gonçalves Filho e a meu pai de coração Armando Ribeiro, com afeto. E ameu grande amor, Tiago Coelho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a minhas amigas de turma: Cinthya Ap. da Rocha, Juliana de F. Machado, Lilian S. de Lucas e Souza, Luciane P. Caciagli e Marina Jutkoski. Esse quinteto de meninas foi de especial importância na minha vida. Pois cada uma delas com sua personalidade e estilo diferente me possibilitou a convivência em grupo que há muito tempo eu nãousufruía. A Cinthya é uma pessoa muito meiga, porém determinada em seus objetivos. A Juju é a mais extrovertida do grupo, sempre falante e impetuosa, porém é de uma doçura incrível. A Lili é a menina dos cachos dourados que irradia o grupo com sua alegria e vivacidade. A Lulú tem uma personalidade marcante, um espírito de liderança que se fazia notar sempre em nossas reuniões para a preparação dostrabalhos. A Marina é uma pessoa amorosa, cuja capacidade de ultrapassar dificuldades é invejável, além disso, ela sempre tem uma palavra de ânimo para as amigas. Esse foi o grupo de pessoas que mais tive afinidade durante o tempo na Universidade, também serão as pessoas que guardarei em meu coração as mais belas recordações desses quatro anos do curso de pedagogia. Agradeço, em especial, ao meuprofessor e orientador Romualdo Dias. Através dele pude compreender que o processo de escrever é um ato de compartilhar o conhecimento e os saberes, não somente da pesquisa, mas da vida. Com ele aprendi que a pesquisa pode ser um momento de descoberta de si mesmo, o saber aprendido com singela alegria e prazer, e assim, conhecer e reconhecer quem se é através do que escrevemos. E por fim, com Romualdoaprendo que a socialização do conhecimento produzido e sistematizado é uma das tarefas e uma das obrigações do pedagogo. Para que através do conhecimento possam homens, mulheres e crianças se instrumentalizar e modificar a sua própria realidade sóciocultural. Visto que os conhecimentos sistematizados na universidade, advém também de muitas pessoas a quem foram negados e roubados os direitos àeducação formal em seus vários níveis, mas que em muito contribuíram para que outros, como eu, pudessem tê-lo.

E a agradeço a minha família, sem a qual eu não teria conseguido terminar esta pesquisa, que representa a conclusão do curso de pedagogia. Agradeço a minha amada avó, que sempre acreditou que um dia eu conseguiria concretizar os meus sonhos. Sinto sua falta neste momento importante daminha vida como em outros como foi a data do meu casamento. Sou grata a minha mãe que com amor indescritível, esteve ao meu lado durante toda a minha jornada estudantil, que com lágrimas me incentivou a prosseguir os estudos, que ela mesma, pelas dificuldades desta vida não pode concluí-lo. Agradeço também a meu “paidrasto” que junto com minha mãe foi a minha família. Agradeço a meu pai, que a seumodo e mesmo distante, me amou. E por fim, agradeço a meu grande amor, que pacientemente cedeu seu escritório para que eu pudesse pesquisar meus trabalhos. O Tiago sempre me apoiou em meus sonhos e projetos. Juntos pudemos sonhar e fazer dos nossos sonhos uma realidade possível de ser vivenciada a dois. Mais do que meu marido é um amigo de todas as horas, com o qual posso voar nas alturas sem...
tracking img