Estagio ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição.
São inúmeras as formas de identificação de uma criança com deficiência auditiva, cada uma delas de acordo com a idade de cada indivíduo.
Para que aconteça umaboa inclusão escolar do educando é necessário que haja uma cumplicidade entre professor e aluno. É também preciso que o professor esteja em constante atualização, reconhecendo as necessidades de desenvolver métodos de conversação com o aluno, de acordo com seu grau de entendimento, seja ele visual ou auditivo.
Porém, apesar das muitas tentativas do professor, na maioria das vezes o aluno comdeficiência auditiva necessita de atendimento em salas de recursos em turno inverso ao da aula. Nessas salas o educando irá desenvolver suas habilidades com auxílio de profissionais da saúde e professores especializados, pois em alguns casos um só professor pode "não dar conta" das necessidades do seu aluno.
Ao receber um aluno com necessidades especiais, o professor provavelmente se sentirá inseguroe com muitas dúvidas. O recomendável para que essas interrogações desapareçam, que se procure informações sobre a criança em seu ambiente familiar, com outros setores da escola e até mesmo com a simples observação de comportamentos do aluno.
Os colegas de turma também sentirão diferença ao conviver com essa criança, por isso é muito importante que haja uma prévia preparação desses alunos. Fazerbrincadeiras em que toda a turma fique sem ouvir é interessante, pois assim perceberão que delicada é a situação do novo colega.
Para servir de auxílio à deficiência auditiva, foi criada a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que se constitui em uma junção de gestos para expressar certa idéia.

DESENVOLVIMENTO
A deficiência auditiva consiste na perda da percepção normal dos sons. Verifica-sea existência de vários tipos de pessoas com surdez, de acordo com os diferentes graus de perda da audição. Como identificar uma criança com deficiência auditiva?
Do nascimento aos doze meses de idade: 
* Não reage a um forte bater de palmas;
* Não procura, com os olhos, de onde vem o som;
* Não responde à fala dos pais;
* Não atende quando é chamada pelo nome;
* Não entendefrases simples;
* Não aponta aos objetos quando é interrogada;
* Não imita sons.
Dos doze meses aos cinco anos de idade:
* Reage quando é chamada pelo nome, desde que veja quem está falando;
* Obedece e começa a se comunicar por meio da linguagem de sinais;
* Não há enriquecimento vocabular;
* Não gosta de ouvir histórias;
* Tem dores de cabeça e infecções nos ouvidos;* Parece desobediente à ordens dadas em linguagem oral;
* Não localiza a direção do som
* Observa intensamente o rosto dos pais quando falam;
Com mais de cinco anos de idade:
* Tem dificuldades em prestar atenção a conversas em língua portuguesa oral;
* Não responde quando é chamada oralmente;
* Confunde direções ou não as entende;
* Não se desenvolve bem na escola;* Possui vocabulário pobre em língua portuguesa oral;
* Evita pessoas, brinca sozinha;
* Tem freqüentes resfriados e dor de ouvido.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO
A afeição, a emoção, o carinho e a amizade entre o professor e a criança com surdez são componentes essenciais e fundamentais nas atividades de conversação e diálogo, isto é, na interação.
A comunicação visual éessencial, tanto para o aprendizado da língua portuguesa oral quanto para a aquisição da linguagem de sinais.
 Para o desenvolvimento da comunicação visual ou auditiva da criança, é necessário que o professor desenvolva:
* O uso do olhar para a pessoa que está falando;
* O uso do apontar para o objeto somente depois de ter falado, ou seja, a criança olha primeiro para quem lhe fala e em...
tracking img