Estagio em farmacia e manipulação

1. INTRODUÇÃO

Em Farmácias de Manipulação, são produzidas as chamadas fórmulas magistrais, ou seja, os medicamentos prescritos pelo médico, especificando todos os seus componentes pelo nome químico, delimitando a sua concentração estabelecendo qual o veículo apropriado e a quantidade necessária para o tratamento completo. A manipulação de medicamentos vem de séculos, assim como suas técnicasbásicas, porém, hoje o que ocorre, é uma aliança entre o conhecimento básico acumulado através dos tempos e os modernos aparelhos de aferição, bem como os princípios medicamentosos e veículos aperfeiçoados pela indústria química. Como resultado, é possível atingir-se um medicamento de excelente qualidade, e com precisão em sua dosagem, além de um menor custo para o consumidor.
O farmacêutico éo profissional apto para exercer a responsabilidade técnica sobre a produção, conservação, distribuição e comercialização dos medicamentos de uma forma geral, visto que os medicamentos não podem, de forma alguma, serem considerados como qualquer outra mercadoria à disposição no comércio, uma vez que atuam diretamente no processo de saúde/doença dos usuários. Além disso, o farmacêutico prestaassistência aos usuários, no que tange às informações sobre medicamentos, suas formas farmacêuticas, vias de administração e posologia, além daquelas relacionadas às próprias enfermidades.
A realização do estágio em uma Farmácia de Manipulação abrangerá as seguintes áreas de conhecimento: legislação e administração de farmácia magistral, relações sociais, controle de substâncias psicotrópicas eoutras sujeitas a controle especial, controle de qualidade , preparo de suspensões, cremes, pomadas, géis, soluções, xaropes, supositórios, pastilhas, cápsulas, florais, entre outras.

1.1.Histórico

A Farmácia Ezau foi fundada em 1987 pelo farmacêutico Ezaú Augusto do Prado, com suas atividades voltadas para drogaria. Em 2006, ampliando as suas instalações, iniciou o seu trabalho com amanipulação de medicamentos em parceria com a farmacêutica Leticia H. M. Trevisan. Com um trabalho sério, consciente de suas responsabilidades e atribuições, a Farmácia do Ezaú atende a população cuidando de sua saúde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

1.2.Estrutura Farmácia do Ezaú

A estrutura da Farmácia do Ezaú é organizada da seguinte forma: No total, o quadro de funcionários écomposto por 06 colaboradores: 01 farmacêutico, 02 atendentes 03 auxiliares de laboratório. O horário de funcionamento da Farmácia é das 08:00 às 19:00 horas de segunda a sexta; e das 08:00 às 12:00 aos sábados. A área física do estabelecimento está dividida em: área de dispensação e atendimento a clientes, setor administrativo, laboratório de manipulação de semi-sólidos e líquidos, laboratório demanipulação de sólidos, área de manipulação de citostáticos, área de manipulação de hormonio, área de lavagem, estoque de matérias-primas, sala de controle de qualidade, vestiário, banheiro e cozinha.

2. OBJETIVO DO ESTÁGIO NA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

O estágio na Farmácia de manipulação tem por objetivo oferecer oportunidade de aprendizagem aos estagiários, constituindo-se em instrumento deintegração, de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. Além da oportunidade de analisar a importância da manipulação para a melhoria de vida da comunidade, pois a manipulação de medicamentos magistrais possui um caráter dinâmico e tem como uma de suas características a busca de soluções farmacêuticas ao produzir medicamentos não seriados,artesanais e sob encomenda.

3. ROTINA TÉCNICA

3.1.Abordagem ao Paciente

A farmácia conta com profissionais treinados para o atendimento ao público, sendo que grande parte do tempo a própria farmacêutica está presente na recepção.

3.2.Acompanhamento Farmacoterapêutico

A Farmácia do Ezaú possui um sistema informatizado onde há um cadastro dos clientes e de todos os...
tracking img