Estagio em ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Relatório de estágio I – Docência no Ensino Fundamental,tem como objetivo atender o que preceitua a lei 9394/96, artigo 43, Inciso III e Resolução CNE/CP n°1 de 15/05/96 e o solicitado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Cidade de São Paulo.
O Referido estágio foi realizado na EEPSG Deputado Pedro Geraldo Costa, situado a Rua: FranciscoCapara Viela Onze n°75 Jardim Fanganiello- Guaianases São Paulo – Capital-SP.
A escola está instalada em prédio público, de alvenaria, com dependências distribuídas em dois pavimentos. Tem compartimentos designados para diretoria, secretária, sala de professores, sala de leitura, brinquedoteca, laboratório de informática, banheiros, quadra esportiva, pátio, cozinha e 26 salas de aula. Oprédio apresenta bom estado de conservação e a limpeza das dependências, que é feita por empresa terceirizada, é razoável.
E está localizada em um bairro típico da periferia, as ruas são pavimentadas, iluminadas. O bairro conta com alguns serviços públicos como escolas, postos de saúde e correio, consta também com um centro de esporte, cultura e lazer (CEU).
A escola atende alunosnos níveis fundamental I, II e EM , em três períodos, nos horários de 07:00 às 12:00 horas, 13.30 às 17.30 e 19:00 às 23:00 horas E os alunos se dividem em 455 Ensino Fundamental I, 484 Ensino Fundamental II e 470 Ensino Médio.
O Projeto Político Pedagógico da escola se identificada com o processo de construção de uma sociedade mais justa em que cidadãos e cidadãs se integrem e contribuampara sua comunidade, sendo que o Projeto Pedagógico contempla os seguintes projetos: Ler e Escrever, Emancipação e Cidadania, Meio Ambiente e Qualidade de Vida, participam desses projetos alunos do Ensino fundamental até o Ensino médio.
A escola executa seu Projeto Pedagógico com aulas planejadas para cada disciplina e os temas transversais são trabalhados por projetos e avaliados deacordo como os conceitos e objetivos a serem atingidos.

Conforme citado:
”O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim com a explicitação do seu papel social e a clara definição dos caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo. Seu processo de construção reunira crenças,convicções, conhecimento da comunidade escolar, do contexto social e científico, constituindo-se em compromisso político e pedagógico coletivo.” ( Veiga,1998, pág.51)

Serão desenvolvidos temas mensais que ajudarão o educando a perceber o futuro e as decisões de cada dia mostrando que compromisso é um exercício de valores. O plano Pedagógico tem duração de 2 anos e atinge todos os educandos da escola.Desenvolvimento

O estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades.
Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos do EnsinoFundamental, de 09 anos. Realizei observação participativa na 2ª série B turno da tarde. A referida turma possuía no início do ano letivo 34 alunos matriculados, recebeu mais 03 alunos por transferência no decorrer do 1º trimestre, e transferiram-se 06 alunos para outros municípios, conta atualmente com 31 alunos freqüentando, na faixa etária de 07 aos 12 anos. Todos residem no bairro da escola ounos bairros vizinhos.
Quando cheguei para realizar a observação fui bem recebida pela professora e pelas crianças. Observei que a professora tem ótimo domínio da turma, conduzindo a aula com organização e firmeza. Seus métodos são bastante tradicionais e rígidos, não aceitando novidades nem mudanças com facilidade.

Entende-se por metodologias tradicionais os métodos em que cabe ao...
tracking img