Estagio eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ARIANE DASSI, 668275

TANIA MARIA CESCON MOI, 657871

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PALMEIRA DAS MISSÕES
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ARIANE DASSI, 668275
TANIA MARIA CESCON MOI, 657871

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho apresentado à disciplinade Estágio - Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.

Tutor Local: Giacomina Lucia Saggin

Pólo de Apoio Presencial: Palmeira das Missões

PALMEIRA DAS MISSÕES
2011
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO...................................................................................................... 02
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA ............................................. 04
2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................................. 06
2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO.................................................................... 06
2.3 NÍVEIS DEATENDIMENTO............................................................................... 06
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ....................................................... 07
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.......... 08
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 10REFERÊNCIAS......................................................................................................... 11

INTRODUÇÃO

O presente estágio de Educação de Jovens e Adultos, tem como objetivo observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira os professores conduzem a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com os professores, dos alunos entresi e com o ambiente no cotidiano escolar.

O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e,sobretudo em contato com jovens e adultos, que necessitam completar sua formação.

Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da totalidade 9, que é uma turma finalistas do ensino médio, que corresponde ao 3 º ano do Ensino Médio.

Ao longo da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, observa-se que sempre existiram campanhas e não, programasestruturados de uma educação com continuidade e em colaboração com os sistemas educacionais. Na verdade a Educação de Jovens e Adultos nunca foi prioridade para o governo, que assim não levava em conta a dívida educacional com grupos sociais historicamente esquecidos ou marginalizados, e também outros que não estudaram por motivos alheios a sua vontade.

Apesar de nos últimos anos, se valorizara Educação de Jovens e Adultos, ainda existe preconceito sobre a EJA, mesmo entre professores, escolas e até mesmo entre os próprios alunos, principalmente por parte dos que não conhecem o trabalho com essa modalidade de ensino.

Os alunos que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos, são em sua grande maioria jovens e adultos trabalhadores que já passaram por várias experiênciasescolares. Algumas vezes, essa realidade ocasiona nos alunos um sentimento de incapacidade. Outras vezes é o professor que subestima a capacidade intelectual do aluno adulto.

Em meio a tudo isso, observamos a preocupação da grande maioria dos professores da Educação de Jovens e Adultos, em usar práticas pedagógicas atualizadas e eficientes, com conteúdos significativos e úteis a vida dos...
tracking img