Estagio educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estágio Supervisionado, foi realizado na Creche Jorge Guimarães Lopes da Costa pertencente Municipal de Santo Andre, situada à rua dos Cocais nº 1365.
A classe estagiada é do segundo ciclo A, esta é composta por 34 alunos com faixa etária entre 4 e 5 anos, a turma e bastante numerosa, pois a mesma atualmente, possui 16 liminares ( vagas concedida por meio jurídico) matriculadas e na UnidadeEscolar já possui mais de 65 alunos matriculados desta forma, fato que prejudica o andamento do trabalho desenvolvido pelas Educadores. Pautei-me no critério de Observação Participante uma vez que interajo diretamente com objeto de estudo como Auxiliar de Educação Infantil.
A Unidade de Educação Infantil Profº Jorge Guimarães pauta-se em uma Filosofia sócio-interacionista, embasada em Vygotsky,onde o desenvolvimento do sujeito ocorre a partir das interações com o meio social em que vive, já que as formas mais complexas emergem da vida social e o psiquismo humano é sempre mediado pelo outro. Ao internalizar as experiências fornecidas pela cultura, a criança reconstrói individualmente os modos de ação realizadas externamente e aprende a organizar os próprios processos mentais..
A rotina dosegundo ciclo A no período e a seguinte:
• 13:00 Roda de Conversar/ Contagem/Chamada
• 13:40 Higiene e colação
• 14:00 Linguagens códigos e suas tecnologias
• 14:30 Vivências Corporais
• 14:50 Parque
• 15:20 Ciências lógico matemáticas
• 15:40 Higiene e Jantar
• 16:00 Ciências naturais e sociais
• 16:20 Arte
• 16:40 Leitura
• 16: 50 Organização para a saída
Os materiaisdidáticos utilizados são diversos: livros, revistas, tintas, giz de cera, papel, giz, lápis de cor, palitos de sorvete, Literatura Infantil, teatro de fantoches, dobraduras de papel, massinhas feitas à base de trigo, CDs, etc. As atividades são elaboradas em conjunto com as outras professoras do segundo ciclo, sendo que a unidade conta com outras duas classes de segundo ciclo, auxiliares de educaçãoinfantil e assistente pedagógica.
Os educandos que freqüentam a Creche Jorge Guimarães, são em seu predomínio das classes assalariadas, muitas crianças têm como único meio de acesso a cultura, laser e esporte aqueles que são oferecidos pela Unidade Escolar uma vez que as famílias dos mesmos não possuem condições financeiras e são bem carentes, por este motivo as aulas passeios são pensadas nasnecessidades da turma incluindo tanto para aprendizagem quanto para a dificuldade social.
Muitos têm facilidade na aprendizagem, outros, apresentam maior dificuldade, principalmente quanto à coordenação motora fina (recortes) e três alunos apresentam oscilação de comportamento, principalmente para com os colegas, estes alunos enfrentam muitas dificuldades em âmbito familiar, refletindo em seucomportamento cotidiano na escola.
A relação com as educadoras ( 1 professora e 2 auxiliares de educação) é relativamente boa. Os alunos as respeitam, apesar de em alguns casos, demorarem a cooperar. Seguem regras e combinados construídos coletivamente com a turma.
As educadoras são atenciosas para com todos os alunos, procuram atender as necessidades dos alunos auxiliando-os individualmente,respeita a diversidade cultural e religiosa, propõe várias atividades desafiadoras aos alunos, estimula-os a superarem as dificuldades e a desenvolverem a criatividade através de diferentes formas de representação. Também algumas atividades são realizadas diferenciada respeitando e atendendo a necessidade de pequenos grupo que apresentam uma maior dificuldade.
A professora utiliza-se de diferentestextos, leituras e recursos pedagógicos (som, DVD, TV, quadro negro entre outros), estimula a autonomia, a responsabilidade, o respeito, e a criticidade através de diferentes formas de interpretação e representação. Note-se a abertura para as crianças exporem suas opiniões e idéias durante as atividades e roda de conversas, que abrange diferentes contextos.
Os funcionários transmitem segurança...
tracking img