Estagio de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: MAGISTÉRIO/NORMAL DE NÍVEL MÉDIO - FILOSOFIA



1- INTRODUÇÃO

Através do estágio podemos praticar os conhecimentos adquiridos e interagir socialmente e culturalmente no ambiente escolar.
A atividade de estágio é um fator significativo na formação do aluno, por proporcionar a interação com a realidade da profissão e a complementação doaprendizado acadêmico.
No presente estágio observamos aulas de filosofia, a escola trabalha com o método sócioconstrutivista, onde o professor atua como mediador entre o aluno.
Estagiamos na Escola de Educação Básica Profº João Boos, no dia 13 de abril de 2010 na cidade de Guabiruba, pelas acadêmicas Ana Carla Barcelos, Diana Patrícia Fuechter e Elaine Cristina Slomsky de Melo.
Objetivamostrar aos leitores a importância do aprendizado que não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais, mas um se alimenta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimentos.
A metodologia utilizada foi a pesquisa participante. O período trabalhado foi de cinco aulas e foi realizado em comum acordo entre professor e estagiárias.
O período desta pesquisa não foi longo,porém, perante os recursos de trabalho, foram obtidos resultados bastante significativos para as estágiarias.
Itens que serão trabalhados dentro do relatório:
– Caracterização do contexto estagiado;
– Concepção pedagógica da instituição;
– Descrição e análise reflexiva das atividades do estágio.


























2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃOESTAGIADA


1. LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola está situada na Rua Brusque, nº 623, no bairro 10 de Junho, CEP 88360-000, na cidade de Guabiruba, no estado de Santa Catarina, Telefone 47- 3354-0122.
2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A Escola de Educação Básica Profº João Boss atende nos seguintes horários:
das 7:30 às 11:30, 13:00 às 17:00, 18:00 às 22:00.3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO


O HOMEN DE HOJE, FAZENDO COM QUE ELE SEJA O CIDADÃO CONSCIENTE, CRÍTICO, PARTICIPATIVO E DIGNO NO HOJE – AMANHÃ, CAPAZ DE SE REALIZAR COMO PESSOA HUMANA.
Por reflexão e elaboração crítica, das concepções de mundo, sociedade, homem, entendemos a postura dohomem sujeito, que num esforço de compreensão de sí mesma e das realidades do mundo, transformam e constroem valores-interesse que orientam, explicam e dinamizam a nossa vida em todas as relações que estabelecem com os aspectos mais simples e imeditados e mais complexos.
O caminhar da escola está fundamentado na Gestão Democrático cujo desafio está empenhado em construir e desenvolver oconvívio democrático e o bem comum, a educação inspire a todos.
A escola posiciona-se dentro de sua função social comprometida com os anseios da comunidade.
A educação é o mecanismo de ação crítica e transformadora fundamentada na formação da cidadania.
O ensino será ministrado nos príncipios da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar, de divulgar o pensamento, a arte e o saber,assegurando o plurarismo das idéias de concepção pedagógica.
A concepção adotada pelo professor da disciplina estagiada é o sócioconstrutivismo, na perpesctiva de Vygotsky, onde todo aprendizado é necessariamente mediado.






















4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO



A instituição estagiada encontra-se no bairro 10 de junho, nacidade de Guabiruba, as observações das aulas de filosofia da primeira série de nível médio de ensino, no período noturno, deram início no dia treze de abril.

Na sala de aula que fora realizado o estagio havia quarenta e cinco alunos, muito mais do que a capacidade pelo espaço nela contido, porém continha boa iluminação, dois ventiladores de parede, e quatro janelas grandes com...
tracking img