Estagio de danilo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DANILO NO ESTAGIO
“NINGUÉM PODE CONSTRUIR EM TEU LUGAR AS PONTES QUE PRECISARAS PASSAR, PARA ATRAVESSAR O RIO DA VIDA – NINGUÉM, EXCETO TU, SÓ TU"
SEGUNDA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2007
Relatorio do estagio de observação
Introdução

“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisaras passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu”. (Nietzsche apud Meyer, 2007).Este trabalho é o relato do meu estagio de observação, que ocorreu no período de 26/03 à 17/05/2007, durante o meu quinto semestre no curso de Pedagogia, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). No inicio do semestre a professora da disciplina Pesquisa e Estagio, Joelma Bispo, nos pediu para redigir um texto com nossa opinião sobre o que seria docência, na época escrevi:

“Docência é o ato deeducar, não apenas no sentido de mediar o educando com o conhecimento sócio-historicamente construído, mas também educar como ser humano para que ele possa construir seus valores e sua identidade.”

Acredito que a educação – em especial a educação escolar – não deve ser uma fabrica de formar seres iguais. A educação deve propiciar aos indivíduos meios para a construção de sua identidade, e issosó será possível se esse educador tiver definido sua identidade profissional. Selma Garrido Pimenta (2000) aponta a importância de construir a identidade profissional do educador, não como imutável, pois a profissão docente tem um caráter dinâmico como pratica social. Para ela é na leitura critica da profissão diante das realidades sociais que se buscam os referenciais para modificar a identidadeprofissional.

Ainda não exerço a profissão docente, por isso este estagio é a primeira ponte que construo para formar a minha identidade profissional. Dessa forma este relatório traz pontos importantes que observei na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Espaço não-formal de educação. Pontos necessários para construção da minha identidade profissional.

Educação Infantil

AEducação Infantil (EI) é, segundo a LDB em seu artigo 29, a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Minhas observações na EI foram feitas na Creche Mãe Dú, na cidade de Ibititá, nos dias 23 e 24/04/2007. O estabelecimento atende crianças de três a seis anos de idade,consistindo assim de creche e pré-escola. A Creche Mãe Dú é um estabelecimento municipal, possui sete salas, uma brinquedoteca, um refeitório, um pequeno teatro, uma quadra desportiva, além de cozinha, secretaria e banheiros.

Observei o grupo 4 – crianças de quatro anos – que segundo Jean Piaget está no período pré-operacional. Clara Regina Rappaport (1981) vem nos ajudar a entender como éessa criança:

“Teremos, então uma criança que a nível comportamental atuará de modo lógico e coerente (em função dos esquemas sensorial-motores adquiridos na fase anterior) e que a nível de entendimento da realidade estará desequilibrada (em função da ausência de esquemas conceituais).

O egocentrismo se caracteriza, basicamente, por uma visão da realidade que parte do próprio eu, isto é, acriança não concebe um mundo, uma situação da qual não faça parte, confunde-se com objetos e pessoas no sentido de atribuir a eles seu próprio pensamento, sentimento, etc.” (p.68).


O grupo possui dezoito alunos, sendo onze meninos e sete meninas, nenhum era portador de necessidade especial. Quanto aos números de alunos negros eu e uma colega que observava no mesmo grupo, travamos um debate sobreo caracteriza uma pessoa como negra. Acredito que o caracteriza uma pessoa como negra é seu sentimento de pertença e de identidade, por isso não apresentarei esse dado. A relação entre as crianças era boa, não foi observado nenhum atrito entre elas.

As crianças chegam à creche às oito horas, durante meia-hora brincam livremente, após participam da abertura com as professoras, e em seguida...
tracking img