Estagio curricular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL







Estágio Curricular I
Caracterização Sócio Institucional





























Estágio Curricular I
Caracterização Sócio InstitucionalTrabalho apresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para a disciplina Estágio Curricular obrigatório I, 5º semestre apresentado a professora: Rosane AP. Belieiro Malvezzi





ITABERABA-BA
2011


O estágio foi realizadona SMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Iaçu, localizada na Rua José Gonçalves Costa, no bairro Centro. È uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal. Na qual sua atual gestora é Leisa Mendes de Souza, secretaria de assistência social.
Inaugurada em 2005, divide sua estrutura com o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
AInstituição tem como principal objetivo executar a política municipal de amparo a assistência às crianças, aos adolescentes, aos idosos e as pessoas portadoras de deficiência.
A Secretaria atua em um dos pontos mais importantes, que é justamente a área social.
O ser humano, com seu instinto gregário, busca viver em harmonia com o seu meio social. Nem todos, porém, logram este desiderato, face adiversas causas, e é justamente aí que a Secretaria busca agir, integrando através de diversas ações aqueles que vivem à margem da sua realidade social, planejando e executando uma política municipal de amparo e assistência às crianças, aos adolescentes, aos idosos e as pessoas portadoras de deficiência.
A Secretaria Municipal de Assistência Social possui uma equipe formada por onze funcionáriosnos quais estão distribuídos como:
*A secretária de assistência social, responsável pela instituição, na qual promove as ações para o estabelecimento da política habitacional local, que privilegie a melhoria das condições de moradia da população beneficiária da assistência social.
*A auxiliar administrativo, responsável pelas demandas da Instituição, uma rotina muito variada,responsável por envios de e-mails;auxilia também algumas demandas de outras instituições sócio assistências do município, como por exemplo o CRAS e o CREAS.
*Duas assistentes sociais, na qual realiza a tarefa de atendimentos aos usuários observando o problema de cada um para ser assim solucionado através dos direitos previstos na constituição;
*Uma recepcionista, na qual é responsável pelosatendimentos de telefones e usuários que necessitam do serviço, agendamentos de reuniões, distribuição de fichas aos usuários;
*Um motorista, responsável por acompanhar as assistentes sociais em visitas domiciliares;
*Três agentes de desenvolvimento social, responsáveis por fazer visitas a usuários que estão necessitando dos serviços do assistente social, orientando à comunidade na criação e gestãode atividades sociais. Essas visitas são realizadas através de agentes de saúde que entram em contato com os assistentes sociais, sendo que estes solicitam a visita dos agentes de desenvolvimento para em seguida a visita dos assistentes sociais.
*Um auxiliar de serviços gerais, responsável pela limpeza da instituição.
*Um vigilante, no qual observa a instituição.
Sua área de atuação é todo omunicípio e comunidade que pertencem a cidade, composta por distritos, fazendas e povoados.
Dentre os vários objetivos da instituição de destacam alguns:
- Atendimento aos usuários sem discriminação alguma;
- Trabalhar de forma preventiva, evitando que os usuários tenham seus direitos violados;
- A garantia de acesso às políticas públicas essenciais para a vida como educação, saúde, cultura,...
tracking img