Estagio curricular i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL
MÓDULO V

LEONICE ALVES DA SILVA

ESTAGIO CURRICULAR I.

BOA VISTA-RR
2011
LEONICE ALVES DA SILVA

ESTAGIO CURRICULAR I.

Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Para a disciplina de Estagio Curricular I.Orientador: Prof. Rosane
Tutor Eletrônico: Aline Marcele Salvadego Perez.

BOA VISTA-RR
2011

Caracterização Sócio- institucional

1- Contextualização histórica da instituição em que está estagiando;
1. – Identificação da Instituição:

A Instituição de Acolhimento Infantil Condomínio Pedra Pintada, tem como foco a garantia dodireito à convivência familiar e comunitária, proporcionando condições para que as crianças retornem o quanto antes à família biológica, a instituição verifica a possibilidade de a criança ser criada pela família extensiva, que são os parentes próximos, como avós e tios. Como última alternativa, a criança segue para a adoção, a realização de um conjunto de atividades desenvolvidos na instituiçãooferece todos os serviços que são necessários para um melhor desenvolvimento deles, a instituição funciona como um lar onde garante a proteção e o desenvolvimento com um ambiente saudável para as crianças desabrigadas vivendo em situação de vulnerabilidade.
A Instituição é responsável pelo desenvolvimento das crianças, garantindo a educação, saúde, sua singularidade, bem como estimular egarantir o vínculo com a família e sua história de vida. Tem como medida de proteção provisória e excepcional, que busca, quando possível a reinserção familiar.

2. – Estrutura Organizacional-

[pic]

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho - SMDS é o órgão Gestor da Política Municipal de Assistência Social, e vem executando Programas, Projetos e Serviços destinados aoatendimento da população em situação vulnerabilidade social e/ou risco social. Uma equipe completa e dinâmica que garante os cuidados e o desenvolvimento dos pequenos, entre vigias, recepcionistas, mães sociais, mães auxiliares, equipe de apoio e técnicos, entre pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, assistente social e assessor jurídico. Todos foram capacitados para atuar dentro das diretrizes doEstatuto da Criança e do Adolescente.

2- Objetivo institucional:

2.1– Natureza dos programas e projetos:

A instituição tem como meta garantir os cuidados e o desenvolvimento das crianças que se encontram em situação de risco, dando a elas toda a assistência para a sua saúde e acompanhamento pedagógico. A instituição tem uma equipe multiprofissional qualificada que fazem o serviço deacompanhamento, assistência social, psicológica, nutricional, arte, esporte e lazer, todos trabalhando com o mesmo objetivo oferecer um ambiente acolhedor e seguro, garantindo a formação educacional e moral das crianças.

2.2– Política Social:

A Política Social desenvolvida pela a Instituição de Acolhimento Infantil Condomínio Pedra Pintada é a da Criança e do Adolescente tendo comoprincipal instrumento o ECA -Estatuto da Criança e do Adolescente tendo ainda como auxilio profissionais da educação e da saúde. Trabalhos em rede com os demais profissionais; Realizar visita domiciliar, escolar e institucional; Localizar e trabalhar a família, objetivando reatar os laços familiares; Dar conhecimento e acompanhar os casos junto ao Judiciário e ao Conselho Tutelar; Registrar asintervenções em prontuários individuais; Elaborar relatório.

3. -Recursos Financeiros:

|Tabela financeira |

|Equipe de trabalho |Salário |Quant.de Meses |Anualmente |
|Gerente |R$2.000,00...
tracking img