Estagio curricular series iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBSERVAÇÃO


CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio de observação foi realizado na Escola de Educação Básica América Dutra Machado, localizada no bairro Monte Cristo Florianópolis Santa Catarina. E uma instituição mantida pelo GOVERNO ESTADUAL e que atende apenas o ensino fundamental. A escola possui boa infraestrutura, com salas amplas, duas quadras de esporte sendo uma coberta,salas de vídeo e aula de dança, pois a escola tem vários projetos sociais e um deles e oferecer aula de dança para os alunos em horários que o aluno não esteja na sala de aula, evitando assim o menor tempo possível desse aluno nas ruas. Os banheiros, refeitório e cozinha são bem organizados bem como as salas da área administrativa. Ou seja, pude observar que os espaços físicos são bem utilizados oque facilita muito o trabalho do corpo docente, mais principalmente nas atividades realizadas fora da sala de aula. Como diz ZABALZA:
“O espaço acaba tornando-se uma condição básica para poder levar adiante muitos dos outros aspectos-chave. As aulas convencionais com espaços indiferenciados são cenários empobrecidos e tornam impossível (ou dificultam seriamente) uma dinâmica de trabelho baseada naautonomia e na atenção individual de cada criança. (ZABALZA M.A PORTO ALEGRE 1998 cap. 3)”
A seguir segue o relato da observação que fiz durante o período de 23/04/2010 a 28/05/2010. Fomos muito bem recebidas pela Professora e pela turma, na qual pudemos aprender e vivenciar a realidade do cotidiano escolar.

PRIMEIRO DIA
A turma que observei está no segundo ano ensino fundamentale é composta de 25 crianças, onde a maioria tem entre 7 e 8 anos, apenas uma aluna com 10 anos. Na aula de hoje a professora trabalhou as diferenças entre brincadeiras e brinquedos, trabalhando o conhecimento geral das crianças e o português de uma forma bem dinâmica. Ninguém teve dificuldade quanto às diferenças entre brincadeira e brinquedo, porem no momento de copiar as palavras do quadro,algumas crianças ainda tem dificuldade na coordenação motora não conseguindo escrever algumas letrinhas, precisando da ajuda da professora. Outras já conseguem ate formar uma silaba.
“O diário e o relatório de atividades são instrumentos que auxiliam, organizam e orientam a ação do professor. São espaços de sistematização da ação pedagógica onde o professor organiza seu trabalho através de registrosescritos, a partir das reflexões que tece diante das inquietações presentes no seu cotidiano, das perguntas que se faz, das respostas que busca, das hipóteses que estabelece e de suas duvidas. (MAGALHAES e MARINCEK 1995, p. 4)”
Na aula de arte as crianças trabalharam as formas geométricas, a professora entregou um desenho onde estava dividido por figuras geométricas, e as crianças deveriampintar da mesma cor as partes com figuras iguais. Ex: amarelo o que tem quadrado, vermelho o que tem circulo e assim por diante. Ver anexo. Na aula de educação física a professora levou as crianças para a sala de vídeo, onde assistiram a um filme, pois estava chovendo e a aula e feita ao ar livre.
SEGUNDO DIA
Hoje as crianças assistiram a um filme chamado: A loja mágica de brinquedos. Ofilme contava a historia de uma loja onde todos os brinquedos ganhavam vida, o que foi divertiu muito as crianças, que ainda estão na fase da imaginação e fantasia. Depois do recreio as crianças acomodadas no pátio para assistir uma homenagem ao dia das mães, feita por outras turmas. As crianças cantaram musicas especiais para as mães dançaram e declamaram poesias feitas por elas. No final deramuma lembrancinha para todas as mamães.
TERCEIRO DIA
A professora iniciou a aula com um ditado relâmpago, todas as crianças guardavam o material em baixo da carteira para que não houvesse como copiar a palavra. Depois a professora escrevia no quadro a palavra surpresa, sem falar nada todos filmavam na memória a palavrinha por um minuto. Em seguida a professora apagava-a do quadro, e todos...
tracking img