Estagio creche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELTÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Educação Infantil, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER

Tutor Local: Graciane Vinieski
Centro Associado: Xanxerê

Xanxerê – SC
2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 3
2 CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO ........................................... 4
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA .................................................4
2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA ...................................................4
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO ................................................. 5
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISEREFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO INFANTIL ............................................................................................ 6
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 15
REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 16
1. INTRODUÇÃO

O presenterelatório pretende expor toda a observação da prática pedagógica na Educação Infantil. Para isso foi observada uma Instituição Educativa de cunho assistencialista que atende crianças de 3 meses a 4 anos de idade inseridas nas turmas do berçário, maternal I e maternal II.
Apesar do caráter assistencialista, a Creche Frei Barnabé possui a filosofia baseada no desenvolvimento da criança como umtodo, o que contribui para sua preocupação também no ato de educar.
As observações se deram no período de 02 a 16 de novembro compreendendo 16 horas de observação e aplicação do plano de estágio. Ainda foram utilizadas 3 horas em tele aula, 4 horas para localização da instituição, 9 horas para estudo em equipe e 8 horas para a elaboração do presente relatório. Ainda foram feitos embasamentosteóricos no livros e artigos direcionados na UTA de Infância e Ludicidade e conforme referência bibliográfica.
Como objetivos possui a inserção na prática dos estudos adquiridos, a observação do contexto escolar estudado e a problematização do ambiente pedagógico. Além de propor uma atividade em Plano pedagógico para aplicação e inserção em sala de aula.

2. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO

2.1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola onde foi realizada a observação de estágio foi a Associação Assistencial Beneficente Xanxerê (AABEX) – Centro Educacional Infantil Frei Barnabé, localizada na Rua Pará, 460, Centro, Xanxerê, Santa Catarina, CEP 89820-000.
É constituída pela seguinte equipe pedagógica: Coordenação/ Direção, Alda Borga, Pedagoga; Orientadora/ Secretária, Edina Ruaro, Pedagoga;Equipe Pedagógica, Miria Prigol, Maria Lopes, Delvira Ribeiro, Luci Kehls, todas com Ensino Magistério atuando no horário de 7:00 horas às 18:30 com sistema de revezamento de turnos. Atendendo o nível infantil de ensino, distribuídos em: Berçário (1 turma), Maternal (1 turma), Maternal II (1 turma) e Pré-Escolar (1 turma) totalizando 60 alunos.

2.2. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA
As turmasestagiadas são compostas por: Berçário, com 12 crianças de 03 meses à 1 ano e 6 meses com o apoio de 2 professoras. Luci com 25 anos de experiência somente com ensino magistério e Rosa com 10 anos de experiência na mesma situação da companheira de trabalho. Nesta sala é evidenciada a preocupação pelo cuidado das crianças que são de classes baixa e média. Elas tem na sala toda a estrutura necessáriapara troca e higiene, alimentação, atividades extras e berços para todos os alunos. É um ambiente agradável, sempre limpinho e bem arrumado agilizando a ordem e o cotidiano das atividades. Na sala do Maternal I tem 18 alunos de 1 ano e seis meses a 3 anos contando com as professoras Maria e Clair, ambas com magistério. Os cuidados não ficam de lado nesta turma, mas as professoras tem uma...
tracking img