Estagio contexto esducativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
LINDINALVA ALVES DOS SANTOS, RU 706495.






ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS







CURITIBA
2012


FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
EMÍLIA BUZATTO DE ALMEIDA, RU 140414.
LINDINALVA ALVES DOS SANTOS, RU 706495.
SILVANA MARIA PEREIRA DE SOUSA, RU 706785.






ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Relatório deEstágio Contexto e
Espaços Educativos apresentados à
UTA- Gestão Educacional, no curso.
De Pedagogia a Distância da
Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Silvanira
Centro associado: Hortolândia



CURITIBA
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................03
2DESENVOLVIMENTO............................................................04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................10
REFERÊNCIAS............................................................................11













1. Introdução
Observa-se que nos últimos anos, devido às mudanças ocorridas no processo de trabalho e inúmeras inovações no campo da educação e a sociedade contemporâneapassou a reconhecer a importância da educação em diversas áreas de atuação. Para acompanhar essas transformações, foi necessária a reestruturação do curso de Pedagogia, ao qual o estágio poderia ser realizado em um espaço educativo não formal que oferecesse atividades recreativas ou capacitações pedagógicas que é envolvido o processo de ensino-aprendizagem.
Este trabalho estágio de foi desenvolvidoem um Espaço Religioso com o objetivo de observar, participar, anotar e refletir sobre a prática pedagógica da educação não formal e o papel educativo da Pedagogia nos Contextos e Espaços Educativos.
Nos momentos da investigação observamos o papel do Pedagogo relacionando a teoria com a prática, com proposta de discutir e conhecer as especialidades do Trabalho. Considerando-se aeducação não formal como um campo de conhecimento em construção.
O trabalho oportunizou a visualização da atuação do Pedagogo em espaços educativo não formal articulando a teoria com a prática na busca de interagir com a realidade social do trabalho pedagógico.
Atualmente ocorreu uma mudança qualitativa no modo de trabalho do Pedagogo, exigindo que o seu aprendizado seja não apenasem organizações formais, mas também em organizações não formais. Visto que a aprendizagem não acontece somente na escola, ela se constrói o dia a dia do indivíduo, tal como a sua convivência com a família, ou amigos, na internet e etc.
A atividade de estágio é investigativa visando estudar o campo teórico e prático das aprendizagens e do trabalho pedagógico presentes na práticaprofissional do docente. Por meio desse estágio pretende-se desenvolver não apenas um profissional pesquisador da educação e sim um investigador preocupado em aproveitar as atividades comuns, e delas extrair respostas que orientem sua prática pedagógica com os alunos.
O estágio foi realizado na escola dominical da igreja Quadrangular, pelas estagiárias:
Emília Buzatto de Almeida
LindinalvaAlves dos Santos
Silvana Maria Pereira de Souza
A finalidade e objetivos na educação não formal é socializar os indivíduos, desenvolvendo hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo os valores e crenças de grupos que se frequenta ou que pertence por herança, desde o nascimento trata-se do processo de socialização dos indivíduos. A educação nãoformal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo.










2. Desenvolvimento
A instituição estagiada está localizada...
tracking img