Estagio clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Apresentação....................................................................................................01ntrodução .........................................................................................................02 Registro Da Queixa ..........................................................................................03
Descrição Das Atividades Realizadas EAvaliação...........................................04
Parecer Diagnóstico ................................................................. .......................05
Informe Psicopedagógico ................................................................................ 06
Proposta De Intervenção.................................................................................. 07
DevolutivaFinal Com Encaminhamentos..........................................................08
Considerações Finais .......................................................................................09

1. APRESENTAÇÃO
Tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplicou grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo do curso, concluiu-se o Estágio Supervisionado de PráticaPsicopedagógica Clínica, do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica – da Faculdade Internacional de Curitiba, com os princípios teóricos e metodológicos estudados, agora, exercitando efetivamente a função de psicopedagogo clínico. O Estágio Supervisionado foi realizado em uma escola da Rede Pública Municipal de Mairinque: Professora Mari Helena, localizada à rua Um, s/n, BairroJardim Flora, tendo início em Agosto e término e Setembro.
A psicopedagogia tem por objeto de estudo a maneira como a aprendizagem se dá, uma vez que, para ela, aprendizagem não é o produto, e sim o processo pelo qual os seres humanos aprendem e as possíveis falhas detectadas durante o seu decorrer. Segundo Beclauir (2006) a mesma é uma ciência multidisciplinar, pois busca um trabalho integradocom vários campos do conhecimento, tais como a psicologia, psicanálise, filosofia, neurologia e pedagogia.
Sabendo que na verdade a psicopedagogia é um campo de atuação, que ao atuar de forma preventiva a terapêutica, posiciona-se para compreender os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias pedagógicas objetivando se ocupados problemas que podemseguir nos processos de transmissão e apropriação dos conhecimentos (possíveis dificuldades e transtornos). O papel essencial do psicopedagogo é ser mediador de todo esse movimento. (BECLAUIR, 2004)
O professor é geralmente a primeira pessoa a identificar a uma dificuldade de aprendizagem em um aluno, pois, é ele quem vai conviver com o aluno a maior parte do tempo, portanto, sempre que possível(pois apesar de indimissível, é compreensível que nas redes públicas não exista o devidoa companhamento de profissional especializado), consultar um psicopedagogo na orientação de seu trabalho pedagógico e quando necessário solicitar encaminhamento do aluno a visitar um psicopedagogo clínico a fim de ajudá-lo na superação de suas dificuldades.
O professor precisa ter a consciência de que deveestar constantemente se
renovando, sempre indo além do dar aula, pois segundo Freire, é muito importante que exista a dialogicidade na aprendizagem, e a dialogicidade é a quebra de barreiras conservadoras que bloqueiam a aprendizagem significativa, e se tratando de um aluno com falhas na aprendizagem, este é o primeiro passo para a sua superação.
Existem diversas maneiras de aprender e ensinar, masa sociedades está
constantemente se modificando, e não se pode ignorar esta situação, é preciso chamar a atenção dos alunos para isso, não basta dar aula, deve-se construir um contexto educativo dentro da sala de aula onde exista a interação alunoXprofessorXmeio social, o professor media a interação do aluno com a realidade.

2. INTRODUÇÃO
O termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser...
tracking img