Estagiario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
. HISTÓRIA DA ENGENHARIA ELÉTRICA

A história da Engenharia Elétrica é mais antiga do que habitualmente se imagina. O fato de que o âmbar quando esfregado atrai objetos leves, tem sido conhecido há mais de 2000 anos. As propriedades da magnetita têm sido conhecidas e utilizadas por mais de 1000 anos. Apesar disto, o entendimento do fenômeno da energia elétrica e a sua eficiente utilização, sócomeçou a partir do século XIX. Existem três personagens que marcaram a história da Engenharia Elétrica:
FRANKLIN
Uma das mais temidas amostras de energia incontrolada são os relâmpagos. Sob condições apropriadas, os ventos ocasionam a separação da carga elétrica de forma progressiva até que, superando todas as restrições, as cargas são equalizadas com uma tremenda transformação de energia naforma de calor, luz, som e ocasionalmente, forças mecânicas destrutivas. A possibilidade de converter esta energia em beneficio da humanidade, sempre tem sido levada em consideração. A pesar de que os engenheiros ainda não têm sido capazes de dominar esta energia selvagem, todas as propriedades desejáveis têm sido reproduzidas sob condições controladas. 
O famoso experimento da pandorga de BenjaminFranklin, em 1752, estabeleceu a analogia entre os relâmpagos e a eletricidade estática obtida por materiais “elétricos” esfregados. Nos 50 anos seguintes à experiência, cientistas europeus estabeleceram os fundamentos das ciências da eletricidade, baseados nas observações sistemáticas de Franklyn da eletricidade estática. A célula voltaica inventada por Volta em 1800, permitiu aos pesquisadores oestudo do fluxo de corrente, e em 1831, Oersted, Ampère, Ohm, Faraday, e outros brilhantes pesquisadores, estabeleceram os seguintes fatos: 
- um fluxo de corrente elétrica produz um campo magnético; 
- a variação de um campo magnético induz uma diferença de potencial elétrico em condutores próximos 
- a corrente fluindo por um condutor é proporcional à diferença de potencial elétrico aplicadoMORSE
A primeira aplicação prática da energia elétrica foi nas comunicações através do telegrafo, invenção acreditada a Samuel F. B. Morse em 1840. O telegrafo era alimentado por grandes baterias de células voltaicas relativamente fracas. O dínamo Xenobe Gramme de 1872, que convertia energia mecânica em energia elétrica, foi o real precursor da indústria de energia elétrica. Esta foi aplicadarapidamente para a iluminação, e em 1879 foi instalada a primeira central de energia em San Francisco, EUA, para alimentar os arcos de luz de Charles Brush. Estes dispositivos de iluminação tinham aplicações limitadas, até que foi inventada a lâmpada de filamento de carbono pelo Thomas Edison, patenteada em 1880. Este dispositivo estimulou o desenvolvimento da geração, transmissão, distribuição eutilização da energia elétrica. O rápido progresso na arte e na ciência da aplicação da eletricidade produziu um novo especialista, o engenheiro eletricista. 
EDISON
Em 1883, Edison notou um fato curioso. Uma pequena corrente de eletricidade irá fluir entre um filamento incandescente e um outro eletrodo isolado, dentro do mesmo bulbo. Este efeito não foi considerado até a descoberta do elétron, efoi denominado de efeito Edison. Pouco depois, a válvula de Fleming foi utilizada como um sensível detector de ondas de rádio. A introdução de um terceiro eletrodo, a grade de controle, no tubo de vácuo, é acreditada a Lee De Forest em 1906. A primeira válvula podia gerar, amplificar e detectar sinais de áudio ou ondas de rádio, e foi a base para o rápido desenvolvimento das comunicações, comouma das ramas da engenharia elétrica. 
Inventores imaginativos criaram o novo mundo da eletrônica, utilizando os versáteis tubos de vácuo de inúmeras maneiras. No ano de 1948, John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain, tiveram sucesso no controle do movimento dos elétrons num cristal sólido de silício. Cinco anos mais tarde, eles resolveram os problemas práticos da produção e os pequenos...
tracking img