Estados unidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Agricultura______________________________________________ 3
Pecuária_________________________________________________4
Indústria_________________________________________________5
Bibliografia______________________________________________6




















• Agricultura

A agricultura norte-americana é bastante especializada. Em apenas 200 anos gerou umaprofunda transformação do meio, graças a uma sociedade na qual a relação com a terra foi fundamental no seu processo de expansão. A agricultura da América do Norte baseia-se nas explorações de grandes extensões de terra. Trata-se de uma agricultura altamente capitalizada e que utiliza todos os avanços que a tecnologia e a ciência, através da revolução verde (transgênicos), colocam à sua disposição. Émuito mecanizada, e nela existe todo o tipo de equipamento agrícola. Utilizam até mesmo pequenos aviões para o controle dos campos. Em geral, as explorações são familiares, empregando pequena parcela da população economicamente ativa (PEA) dos EUA. Grande quantidade de insumos à disposição do agricultor, tais como máquinas, adubos e inseticidas, fazem dele um verdadeiro industrial do campo. Olavrador americano apresenta a maior produtividade do mundo, na proporção de um por cinqüenta.
É considerado o único setor excedentário dos Estados Unidos, e por isso o único capaz de tirar uma parte do défice comercial muito importante deste país. Também a agricultura americana é muito variada e muito produtiva. Assim, os Estados Unidos importam muito poucos produtos agrícolas. É por isso um sectorvital para este país.


Os problemas na agricultura:

Apesar de ser tão eficiente, a agricultura dos EUA apresenta sérios problemas com os quais se defronta há décadas:
A erosão dos solos. Vem sendo combatida com vigor, dentro de uma política de restauração de áreas afetadas ecologicamente. Tais áreas - de monocultura, das regiões áridas e semiáridas, e dos projetos de irrigação onde houvegrande salinização - vêm sendo recuperadas.
O endividamento dos pequenos agricultores. Dois terços das propriedades rurais obtêm, apenas a sexta parte da renda global gerada no setor agrícola. Há um milhão de famílias rurais consideradas "pobres" (pelos padrões americanos). Numa agricultura tão "industrializada" (isto é, mecanizada), com enormes dificuldades, para concorrer com os grandes.
Amão-de-obra. Embora, no conjunto, utilize pouca mão-de-obra a agricultura norte-americana, para alguns produtos (frutos, legumes, verduras), e em algumas épocas (na colheita) ressente-se da falta de trabalhadores. É aí que uma infinidade de trabalhadores temporários é recrutada para trabalhar no campo. Na maioria são latino-americanos clandestinos, principalmente mexicanos que no oeste recebem o nomede "braceros" (trabalhadores braçais). São trabalhadores ocasionais, sem qualquer direito trabalhista, que só pedem para não serem denunciados à polícia e que se sujeitam a qualquer salários.
A armazenagem, a comercialização, a superprodução. Tão grande produção ocasiona problemas de estocagem e de venda







colheita de milho.









Equipamentos modernosutilizados para a agricultura



• Pecuária
Predomina a criação de Bovinos, Suínos e Aves. A pecuária norte-americana é a atividade de maior relevo no setor rural do País, que soma mais de 1 milhão de fazendas, ranchos e empresas e cerca de 800 mil criadores de gado de corte. Apesar dos números grandiosos (em2005, atividade rendeu US$ 64 bilhões em valor agregado), trata-se de um negóciofamiliar em sua maioria. O Serviço de Pesquisa Econômica dos Estados Unidos indica que 99% das propriedades americanas dedicadas à pecuária de corte são gerenciadas no sistema familiar. Em média, o rebanho nacional conta 40 cabeças de gado, embora as propriedades com mais de 100 cabeças sejam as com maior produção de carne no país.
A carne de gado é principal fonte de proteínas da América: em...
tracking img