Estados unidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Estados Unidos: a formação territorial e a Guerra de Secessão.


A história dos Estados Unidos no século XIX é a história da consolidação do status nação independente, de definição das fronteiras territoriais e da emergência de uma nação industrial.
A consolidação da independência e das fronteiras territoriais criou as condições para o rápido desenvolvimento industrial.Associado a esse crescimento industrial os Estados Unidos assistiram a um rápido crescimento populacional, marcadamente em função do grande fluxo migratório europeu para as terras americanas. A industrialização americana fez aflorar as contradições internas com as regiões agro-exportadoras e escravistas do Sul. As disparidades de interesses entre Norte e Sul culminaram na Guerra de Secessão, na segundametade do século XIX. Até então os Estados Unidos não haviam despontado para o mundo, prisioneiros de seus próprios antagonismos.


Após a Independência (1776) e a promulgação da Constituição (1787), os primeiros presidentes norte-americanos empenharam-se em assegurar a própria independência e a união entre os diversos Estados da Federação.
Devemos considerar que, em fins do séculoXVIII, o território norte-americano era uma estreita faixa de terras ao longo do Oceano Atlântico limitada pelos Apalaches. O restante do território que hoje constitui os Estados Unidos eram colônias de potências européias. Essa proximidade fronteiriça com as colônias européias e o temor de uma possível expansão territorial norte-americana foram resolvidos, inicialmente, através de tratadosdiplomáticos com as nações européias.
Quanto ao esforço de manter a união entre os Estados da Federação, devemos nos remeter ao processo de colonização das antigas Treze Colônias. As colônias do Norte e Centro foram colônias de povoamento e as do Sul colônias de exploração. Essa distinção é fundamental para compreender os esforços de união, principalmente sob o ponto de vista econômico. Enquantono Norte desenvolveu-se uma economia manufatureira, empregando mão-de-obra livre, voltada preferencialmente para atender ao mercado interno, no Sul desenvolveu-se uma economia agrária, notadamente escravista, voltada para o mercado externo.
Essas diferenças determinam o nível de integração dos Estados da Federação entre si, pois, enquanto os do Norte procuravam interligar as diversas regiõese abrir novos mercados para sua produção manufatureira, os do Sul se recusavam em investir na expansão da infra-estrutura interna e ainda limitavam o crescimento do mercado interno ao utilizarem mão-de-obra escrava.
Essa diferenciação demonstra o quão frágil era a união entre os Estados. O Sul, não se integrando economicamente à União, poderia, a qualquer momento, pretender desligar-sedela.
Esse fenômeno de fragmentação territorial nas antigas áreas coloniais e de economias voltadas para o mercado externo foi comum na América Espanhola e Portuguesa e não menos presente na América Inglesa.
A fórmula encontrada para manter a união foi conceder o máximo de autonomia às unidades da Federação, por mais contraditório que possa parecer. O regime federativo de governo foireforçado através de emendas constitucionais, ampliando as liberdades e direitos dos Estados. Ao adotar tal política, quebrava-se a resistência dos Estados e, por isso, os mantinha na União, ao mesmo tempo em que o governo federal se fazia reconhecido. Ou seja, quanto menor a presença do governo federal, menor seria a resistência a ele.
Cabe notar que o governo federal não era omisso ouinoperante, tanto que em fins do século XVIII passou a incentivar a colonização do Oeste, oportunizando o acesso às terras compreendidas entre os Apalaches e o Rio Mississipi, consideradas propriedade da União. Conforme a colonização alcançasse um número equivalente a 60 mil habitantes os mesmos poderiam constituir-se em um novo Estado. Desse estímulo à colonização pelo governo federal e à criação...
tracking img