Estados unidos x brasil (1808 a 1889)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRASIL E ESTADOS UNIDOS
FORMAS DE GOVERNO (1808-1889)
Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Tais instituições têm por objetivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entreaqueles que o detêm (a autoridade) com os demais membros da sociedade (os administrados). Há de se considerar que cada sociedade é única em muitos aspectos e funciona segundo estruturas de poder e sociais específicas. Assim, alguns estudiosos afirmam que existem tantas formas de governo quanto há sociedades.
Em 1808, houve o Bloqueio Continental que foi imposto pela Inglaterra ondedeterminou-se que a família real lusitana viria a sua colônia defender-se das ameaças napoleônicas. A instalação do governo de D. João VI no Brasil provocou a transferência da capital do Império de Lisboa para o Rio de Janeiro e o fim da condição colonial, fato reconhecido de direito, em 1815, quando o Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves, o Brasil deixava de ser Colônia de Portugal.Na altura de 1808, nos Estados Unidos da América, o país com o primeiro regime Republicano do mundo moderno, o atual presidente era Thomas Jefferson e sua capital já era Washington, Distrito de Columbia. Desde 1787, após a aprovação da Constituição dos Estados Unidos, que foi a sua primeira e, até hoje, única Constituição, essa se tornou a lei fundamental do país e estabeleceu a forma federaldo Estado, os órgãos de poder, as suas competências e forma de funcionamento.
A Constituição de 1787 exprime um meio-termo entre a tendência estadista defendida por Thomas Jefferson, que queria grande autonomia política para os Estados membros da federação, e a tendência federalista que lutava por um poder central forte. O Presidente dos Estados Unidos é eleito pelo período de quatro anospelos cidadãos eleitores num sistema em que os candidatos não ganham diretamente pelo número absoluto de votos no país, mas dependem da apuração em cada Estado, que manda para uma espécie de segunda eleição votos em número proporcional a sua população para o vencedor em seu território. Duas casas compõem o Congresso: a Câmara dos Representantes, com delegados de cada Estado na proporção de suaspopulações; e o Senado, com dois representantes por Estado. O Congresso vota leis e orçamentos. O Senado vela pela política exterior principalmente. Um Tribunal Supremo composto por juízes indicados pelo Presidente e aprovados pelo Senado resolve os conflitos entre Estados e entre estes e a União, garantindo a supremacia da Constituição Federal em relação às Constituições estaduais e as leis do país.A Constituição dos Estados Unidos prevê um sistema de alterações, por intermédio de Emendas, tendo ao longo dos anos sido aprovadas um total de 27. As 10 primeiras são designadas por Bill of Rights por conterem os direitos básicos do cidadão face ao poder do Estado. Como disse o juiz Warren Burger, que por mais tempo presidiu a Suprema Corte americana:- "A Constituição representou não umaconcessão de poder dos governantes aos governados - como o Rei João sem Terra concedeu a Magna Carta em Runnymede em 1225 - mas uma delegação de poder feita pelo povo ao governo que criou.".
Em 1800 Thomas Jefferson havia sido eleito Presidente dos Estados Unidos, tendo sido reeleito em 1804. A ideologia político-social de Jefferson era um fraco governo centralizado, e politicamente democrático ebalanceado, bem como ampla liberdade aos habitantes do país. Este ideal ficou conhecido como democracia jeffersoniana.
Já em 1824, no Brasil, finalizou-se o texto da Constituição. A constituição imperial determinava um modelo centralizador, com o Imperador nomeando os presidentes de províncias e estas usufruindo de escassa autonomia. Previam-se quatro poderes: o Legislativo, com senado...
tracking img