Estados Emocionais em praticantes de muscula ao pronto

2612 palavras 11 páginas
FACULDADE SOGIPA

Sergio Luiz Fernandes Junior

PSICOLOGIA DO ESPORTE
ESTADOS EMOCIONAIS DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

Porto Alegre, Novembro 2014.
Estados emocionais em praticantes de musculação

O treinamento de força, chamado no Brasil de musculação é uma modalidade esportiva que vem agregando novos praticantes a cada ano. Atualmente é uma das modalidades que mais cresce no esporte, devido a sua importância para a saúde e a busca excessiva com a estética. Podemos definir musculação como a atividade que consiste em trabalhar a musculatura, através da realização de exercícios contra uma resistência. Pode ser praticada por diferentes grupos de indivíduos, desde adolescentes, à idosos, passando por pessoas que precisam de cuidados especiais, como cardiopatas, diabéticos, hipertensos, portadores de deficiência física, pessoas em fase de recuperação e etc. (ROLEMBERG, 2014).
A manutenção de um estado psicológico saudável pode trazer benefícios para a prática esportiva, então por que no caso da musculação seria diferente? Os diferentes estados emocionais podem influenciar na prática de musculação e como podemos usá-lo a nosso benefício durante os treinos.
Estados emocionais são a situação de como se encontra emocionalmente a pessoa, são eles tensão, raiva, confusão, fadiga, depressão, vigor. Tensão é a sensação da Tensão por pressão faz os músculos se contraírem. Agressão (raiva), é uma variedade de fatores pessoais e circunstanciais influenciam o comportamento agressivo. Confusão Mental (concentração) refere-se a capacidade de uma pessoa exercer esforço mental deliberado sobre o que é mais importante em qualquer situação, conforme MORAN (2004).
A partir disso o presente estudo tem por objetivo identificar os Estados Emocionais de praticantes de musculação de uma academia de musculação do bairro Restinga de POA.

MUSCULAÇÃO
Musculação é uma modalidade que já vem sendo praticada a bastante tempo. Em escavações na cidade de Olímpia na Grécia foram

Relacionados

  • TRABALHO PIM 11 2014 C pia
    9166 palavras | 37 páginas
  • Inicio
    23857 palavras | 96 páginas