Estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem é um ser essencialmente social. Ou seja, nós, no dia a dia, buscamos o relacionamento com as outras pessoas, às vezes sem que tenhamos tal consciência.
Ao acordar, já estamos nos relacionando com outros. O café que ingerimos foi colhido por um, torrado por outro, adquirido pelo intermediário, até chegar à nossa mesa. Nesta, do mesmo modo, temos o pão, o açúcar, ... Enfim, odesenvolvimento da humanidade cada vez mais mostra que para nosso próprio bem-estar precisamos interagir com outras pessoas.
Numa sala de aula temos exemplo da intensa troca de informações e relações entre colegas e entre estes e os professores.
Hoje já se torna inconcebível imaginar uma pessoa sobrevivendo sem que se relacione com outra.
O homem e a sociedade
Desta necessidade de interação dos homensentre si surge o conceito de sociedade.
O vocábulo sociedade tem os seguintes significados:
"Reunião ou estado dos homens que vivem sob leis comuns; reunião de animais que vivem em estado gregário; corpo social; associação; agremiação; parceria; freqüência habitual de pessoas; casa em que se reúnem os membros de qualquer agremiação; grupo ou agregado social submetido às mesmas leis e cujasinstituições fundamentais são determinadas por padrões comuns; todo corpo social constituído de grupos secundários diversos; camada social; societariado." (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa - M.E.C.).
AURÉLIO: Sociedade (do latim societate): 1. agrupamento de seres que vivem em estado gregário. 2. Conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que sãounidas pelo sentimento de consciência do grupo. Corpo social. 3. Grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns. Comunidade. ..................................10. (Jurídico): Contrato consensual pelo qual duas ou mais pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução de um fim comum. 11. (Sociológico): Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social,com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obedientes a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo.
Vemos que o conceito de sociedade está ligado à reunião de pessoas. Logo, sociedade pressupõe a existência de duas ou mais pessoas. Inexiste sociedade compostapor um único membro.
Haverá sociedade quando houver a interação de duas ou mais pessoas. Mas o que se deve entender por interação? Dez pessoas reunidas em uma sala de estar de um apartamento, conversando sobre assuntos diversos, formam entre si uma sociedade?
Da psicologia temos que interação é o fenômeno que permite a certo número de indivíduos constituir-se em grupo, e que consiste no fato deque o comportamento de cada indivíduo se torne estímulo para o outro. Pressupõe a convergência de fins entre os seus membros.
Assim, naquela sala onde as pessoas se reuniam para uma conversa informal, não há a formação de um novo grupo social. Se, no entanto, aquelas ali estivessem para criar um clube esportivo, para criar uma padaria no bairro, uma nova escola, ... estaríamos diante de membrosde uma sociedade.
Sociedade é o produto da interação de pessoas e de seus ideais, sentimentos e gostos. Portanto, o surgimento da sociedade exige a existência de uma finalidade comum.
Observação: o mesmo ocorre com a nação, que constitui a mais perfeita e complexa forma de sociedade.
A sociedade política e o Estado
À palavra sociedade acrescentamos o adjetivo política para indicar uma especialforma de associação dos homens.
Sociedade política leva-nos à existência de um governo. Aquele órgão que edita as normas (leis) e que devem ser observadas por todos.
Ora, se somos nós quem criamos as sociedades e a ela aderimos, é natural que, para obedecer a estas leis editadas pela sociedade política, tenhamos alguma espécie de benefício. Qual seria este (benefício) capaz de fazer o homem...
tracking img